Automação de máquinas pesadas na construção civil
Canteiros de obras autônomos Tecnologia e inovação aumentam a produtividade 07_04

Automação de máquinas pesadas na construção civil

Automação de máquinas pesadas na construção civil. Automatização de processos é uma realidade em muitos setores e na construção civil não é diferente.

Visando aumentar a produtividade, muitas empreiteiras estão utilizando nos canteiros de obras máquinas pesadas autônomas.

Sendo assim, muitas fabricantes de máquinas pesadas já estão trazendo esta inovação para o mercado.

Outra movimentação que está sendo vista neste setor, são as empresas integradoras, que trabalham para o retrofit das máquinas que já estão em campo. Ou seja, empresas que se dedicam ao processo de modernização das máquinas/equipamentos não-autônomos.

Retrofit

Conforme a revista KHL, nos Estados Unidos essa iniciativa já está sendo testada. A parceria entre a SafeAI, uma plataforma para equipamentos pesados ​​autônomos, e o grupo de construção com sede no Japão Obayashi Corporation, criaram um programa piloto para canteiros de obras autônomos.

Desde novembro de 2020, a SafeAI opera um caminhão basculante articulado Caterpillar 725 autônomo, demonstrando os ciclos de carga-transporte-despejo.

Muitos OEMs, empreiteiras e empresas de tecnologia estão investindo nesta área, pois há um grande potencial no aumento da produtividade. Desta forma, o uso de equipamento pesado autônomo é uma tendência crescente na indústria da construção.

A SafeAI construiu uma plataforma de automatização aberta e interoperável que pode ser adaptada em uma frota existente de equipamentos industriais.

O modelo interoperável permite a integração com uma variedade de parceiros do ecossistema, trazendo todo o veículo para a plataforma autônoma.

A SafeAI construiu um ecossistema especificamente para as indústrias de construção e mineração, visto que a tecnologia está pronta e há uma necessidade crítica de automatização de veículos pesados.  

Solução SafeAI

A solução SafeAI desbloqueia a produtividade e a utilização dos equipamentos em campo, transformando as máquinas existentes em ativos robóticos autônomos.

Desta forma, o equipamento existente é reformado com o SafeAI Autonomous Kit e o mais importante, isso é feito independentemente do fabricante do equipamento, para que seja possível maximizar a produtividade sem a necessidade de substituir a frota existente. Veja alguns exemplos de equipamentos que são transformados pela SafeAI.

  • Caminhões

Para o transporte e despejo de material no canteiro de obras, usando caminhões basculantes articulados de 30 toneladas até caminhões de transporte de 220 toneladas.

  • Tratores

Utilizar escavadeira para mover grandes quantidades de material na construção civil e indústria de equipamentos pesados.

  • Carregadores

Utilizar mini-carregadeiras para transportar material de um local a outro em canteiros de obra ou outros setores industriais que transportam material pesado.

Saiba mais sobre a SafeAI