Cansado de rodar pela cidade a procura de uma vaga para o seu carro?

Cansado de rodar pela cidade a procura de uma vaga para o seu carro?

Os estacionamentos inteligentes podem acabar com esse problema! 

Com está solução você irá direto para um local com vagas, diminuindo o tempo de deslocamento até o seu destino, além de diminuir o estresse que isso pode ocasionar. 

Um sistema que monitore as vagas de carro pode ser implementado utilizando a tecnologia LoRa. Neste sistema um dispositivo sensor monitora o local e envia os dados para a central (ou gateways). A central por sua vez se comunica com o sistema principal e avisa ao usuário sobre o estado das vagas, seja por website, por aplicativo mobile ou até mesmo por display outdoor.

Como a transmissão de dados utilizando o protocolo LoRaWAN tem baixo consumo de energia, as baterias podem durar mais de 10 anos. Outra vantagem é a possibilidade de atualização remota (OTA – Over-The-Air), o que diminui ainda mais a frequência de manutenção do dispositivo e possibilita sua instalação em locais de difícil acesso.

Como a tecnologia LoRa tem longo alcance, variando de 3 a 15 km, o número de centrais é menor dependendo do local de instalação do sistema.

Essas vantagens da rede LoRa viabilizam outras aplicações IoT que demandam baixo custo e baixo consumo de bateria, com longo alcance de transmissão, como soluções em:

  • Logística;
  • Smart Cities;
  • Agronegócio;
  • Automação Industrial e Comercial;
  • Smart Homes;
  • Smart Meters (eletricidade, gás e água).

As soluções LoRa permitem a criação de redes próprias, os dispositivos edge se comunicam com o gateway/centralda rede LoRa. 

gateway pode ser adquirido separadamente no mercado e pode se comunicar com um servidor proprietário por rede Ethernet/3G, por exemplo. 

Sem a dependência de uma “operadora LoRa”, estas redes podem ser implementadas em locais isolados visando soluções IoT de baixo consumo e transmissão de longas distâncias em áreas remotas, sem cobertura por nenhum outro serviço de dados, como fazendas isoladas ou áreas remotas.  

Semtech, empresa que desenvolveu a tecnologia LoRa, disponibiliza soluções LoRa para comunicação wireless de dispositivos edge de longo alcance com alta imunidade a interferência e baixo consumo de corrente, permitindo a criação de redes locais que possam cobrir áreas internas com muitas barreiras à transmissão de dados, onde outros tipos de rede sem fio não conseguem operar, assim como transmissões externas longas, em locais remotos e de difícil acesso, sendo hoje amplamente utilizadas em redes IoT residenciais, comerciais e prediais, além de aplicações em redes de sensores de segurança, de medição de energia, água e gás, e em soluções para agricultura de precisão, principalmente em áreas remotas.

Fechar Menu