Garantia de segurança da aplicação e de menor custo de produção do dispositivo

Garantia de segurança da aplicação e de menor custo de produção do dispositivo

Um dos grandes desafios dos dispositivos IoT é a segurança dos dados e da aplicação executada. Garantir que uma fechadura eletrônica não seja hackeada ou que os dados coletados por um medidor de energia inteligente não sejam alterados é imprescindível. Pensando na segurança deste tipo de aplicação/dispositivo IoT, a Nuvoton oferece microcontroladores Arm M23 que implementam funcionalidades de segurança em hardware e software.

Aplicações de controle de acesso e/ou fechadura eletrônica (fingerprint door lock), trabalham com dados de acesso restrito, como as digitais autorizadas ao abrir a fechadura da casa, e dados que não requerem tamanha segurança, como o display. Para implementar esse sistema pode-se usar dois microcontroladores, um para a área segura e outro para a área não segura. 

O mesmo acontece nos medidores de energia inteligente (smart eletricity meter). Este dispositivo deve garantir que os certificados e chaves de acesso estejam seguros, enquanto que mostrar a medição em um display não exige tamanha segurança dos dados.

Para estas aplicações, o microcontrolador M2351 [1] da Nuvoton, traz o conceito de mundo seguro e mundo não seguro (Secure Word Non-Secure Word), conforme figura abaixo.

Figura 1. Diagrama de blocos ilustrativo do microcontrolador M2351.

Isto permite que o sistema seja desenvolvido em um único microcontrolador; garante a segurança da aplicação em software e hardware; e diminui o custo de produção do dispositivo.

Na Figura 2, temos o diagrama de blocos do medidor de eletricidade inteligente utilizando o M2351. Neste caso, a parte se interface e medição são implementadas no mundo não seguro. Enquanto que o armazenamento de certificados, chaves de acesso é implementada no mundo seguro.

Figura 2. Medidor de eletricidade inteligente

Na figura 3, tem-se a aplicação do M2351 em uma fechadura eletrônica com impressão digital [2]. Podemos notar que a parte do sistema que faz conferência da digital é implementada no mundo seguro e o restante do dispositivo no mundo não seguro.

Figure 3. Fechadura da porta IoT com impressão digital segura.

Quer saber mais sobre o M2351?

Segurança:

Ele possui a TrustZone desenvolvida pela Armv8-M que garante a segurança da aplicação. Tem o sistema de inicialização segura (secure Bootloader) e permite a atualização segura OTA (Over-The-Air). No nível de hardware ele possui pinos de segurança (tamper detection pins) que se acionados em um ato de violação do dispositivo, geram o comando de apagar informações secretas do dispositivo. Por exemplo, esta função está nas máquinas de cartão de crédito, que diante de uma violação de hardware, geram um comando para apagar todas as informações armazenadas. 

Baixo Consumo de Energia:

Além das vantagens referente à segurança, o M2351 tem baixo consumo de potência. Ele permite diferentes modos de funcionamento que podem consumir menos de 2 µA, como o Deep Power-down Mode (DPD)

Sistema:

O M2351 roda em até 64 MHz, possui Flash de 256 kB e SRAM de 96 kB.

Quer saber mais sobre a linha de microcontroladores da Nuvoton? 

Assista o nosso Webinar AQUI 

Fechar Menu