You are currently viewing IoT e o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil

IoT e o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil

Compartilhe

A Macnica DHW é a gestora do Perini City Lab, o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado

O crescimento populacional, a grande concentração de pessoas em centros urbanos e, mais recentemente, os novos padrões ditados pela pandemia, aumentam cada vez mais a necessidade de transformar o conceito e a dinâmica das cidades, buscando ordenar a expansão urbana e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

(Segundo estudo da revista médica The Lancet, em 2060, serão 9,7 bilhões de pessoas no mundo. Em 2009, a ONU estimou que metade da população do mundo vivia em áreas urbanas. Hoje, mais de 4 bilhões de pessoas vivem nas cidades, seis vezes mais do que em 1950).

O conceito de Cidades Inteligentes envolve a criação de espaços, tecnologias e soluções que minimizem os impactos dos problemas gerados pela demanda cada vez maior por serviços básicos (saneamento, transporte, trânsito, educação, saúde, mobilidade, sustentabilidade, segurança).

Segundo o Gerente de Soluções IoT da Macnica DHW, Fabrício Petrassem, entender o processo de cada uma dessas demandas e prever qual o impacto que elas causam na vida das pessoas é fundamental para que se definam as políticas de gestão e as propostas de soluções para resolver estes desafios. “O debate sobre o assunto está cada vez mais atual e envolve poder público, sociedade civil, academia e todo o ecossistema de tecnologia e inovação”, destaca.

Para Fabrício, neste cenário, o assunto “Segurança” ganha destaque em todos os debates e em todas as esferas, pois está diretamente ligado aos princípios e direitos de todo cidadão: o direito de ir e vir, a liberdade de escolher, a possibilidade de ter uma vida digna e com o mínimo de conforto. “Encontrar soluções para este desafio é nossa missão como gestores, empresas de tecnologia, poder público e sociedade civil organizada”, salienta.

Como parte integrante desse ecossistema, a Macnica DHW, através de suas Unidades de Negócios (Distribuição e Soluções IoT), já vem atuando com foco nesta temática, tanto no desenvolvimento de projetos, como na disponibilização de infra-estrutura para teste, desenvolvimento e divulgação de soluções para Smart Cities.

Perini City Lab

A Macnica DHW é a gestora do Perini City Lab, o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, dentro do maior parque empresarial da América Latina, o Perini Business Park.

O Perini City Lab fica no prédio Ágora Tech Park, parque tecnológico situado no Perini Business Park

O Perini City Lab tem como missão desenvolver e executar as ações para o crescimento e desenvolvimento de soluções alinhadas com essa temática, mapeando e prospectando mercado, gerenciando a sua operação e promovendo o engajamento de empresas privadas, governo, academia e sociedade, na busca por um ambiente melhor para morar, trabalhar e viver.

Perini City Lab

Soluções Macnica DHW para Cidades Inteligentes

A Macnica DHW possui uma ampla linha de soluções em hardware e software (sensores, dispositivos, câmeras, etc), fabricados por empresas de alta tecnologia e reconhecidas no mercado, que atendem a diversas demandas em diferentes situações.

A tecnologia exibe uma gama imensa de serviços que podem ser adotados mundo afora. Para isso, é preciso o investimento em cadeias estruturais e redes de conexão que vão permitir uma maior eficiência desses dispositivos.

Essas condições advêm de um modelo de planejamento urbano integrado à capacidade de inovação e cooperação entre organizações e governos.

Portifólio Soluções IoT Macnica DHW

Senspider: Manutenção Preditiva com Edge computing e IoT

Live ABII 16 de Setembro – Cidades Inteligentes

Para falar do tema e de alguns projetos voltados para Cidades Inteligentes, a Macnica DHW, através do Perini City Lab, irá participar da Live realizada pela Associação Brasileira de Internet Industrial ( ABII), que acontece no dia 16 de Setembro, äs 17 horas, no Youtube e Linkedin da ABII.

Fontes:

https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-07-16/a-humanidade-nao-chegara-aos-10-bilhoes.html

Problemas da urbanização ficam mais aparentes com a pandemia ( site Rock Content)

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.