O cultivo de hortaliças em ambiente com controle da iluminação, associado ao controle da temperatura, umidade, nutrientes e irrigação pode levar ao desenvolvimento das plantas durante todo o ano e em qualquer lugar. Soluções de iluminação para horticultura da OSRAM irão alavancar o seu negócio!
Os telhados verdes possibilitam a produção de alimentos em grandes centros urbanos, assim como a agricultura vertical leva a horta para dentro de casa [1]. Estes são apenas dois exemplos onde podemos destacar duas formas de produzir o alimento mais perto do consumidor final, diminuindo o tempo de transporte e perda na qualidade.
Figura 1. Aplicações de Iluminação Superior, Iluminação Inter e Agricultura Vertical.
Produzir hortaliças em ambientes controlados como estufas ou containers [2], além de proporcionar alimento mais fresco na mesa do consumidor, diminui o gasto de água, fertilizantes e o uso de agrotóxicos.
Podemos ir além, estudos mostram que controlando a luz, é possível aumentar os rendimentos, reduzir os tempos de cultivo, influenciar o sabor, a aparência e o conteúdo nutricional das plantas [3], além de criar um ambiente para cultivo de hortaliças dentro da cozinha, como mostra a Figura 2.
Figura 2. PlantCube desenvolvida com tecnologia OSRAM [3]
Um estudo da OSRAM conduzido com a empresa de consultoria KPMG investigou o valor social da iluminação LED na agricultura vertical examinando o consumo de alface de Nova York [4]. Como vantagens do sistema proposto, destaca-se a redução do consumo de água e fertilizante; redução no descarte de alimento durante o transporte; produção de alface o ano todo com a mesma qualidade.
A OSRAM Opto Semiconductors oferece um amplo portfólio LED de Horticultura para 450 nm (azul escuro), 660 nm (hiper vermelho) e 730 nm (vermelho claro). As várias famílias de LEDs incluem os importantes comprimentos de onda em três ângulos de radiação de 80°, 120° e 150° para proporcionar a iluminação perfeita para todos os tipos de plantas e flores.
As soluções de horticultura OSRAM podem ser aplicadas em:
- • Iluminação superior, inter cultivo e cultivo vertical (Figura 1)
- • Iluminação suplementar e cultivo sem luz natural
- • Iluminação fotoperiódica e controle foto-morfológico
- • Agricultura urbana e agricultura ambiental controlada
- • Iluminação agrícola e luz para crescimento de algas
- • Horticultura de Consumidores
Na Figura 3 têm-se algumas das combinações de cores e suas funções no crescimento e/ou desenvolvimento das plantas. Nota-se a necessidade de LEDs de diferentes cores e intensidades para cada aplicação/finalidade.
Figura 3. Exemplo de razões de luz LED para diferentes aplicações.
A OSRAM disponibiliza uma ferramenta on-line para o projeto e simulação do ambiente desejado, clique aqui para ver.