Você está visualizando atualmente OSRAM, a melhor solução!

OSRAM, a melhor solução!

Compartilhe

O cultivo de hortaliças em ambiente com controle da iluminação, associado ao controle da temperatura, umidade, nutrientes e irrigação pode levar ao desenvolvimento das plantas durante todo o ano e em qualquer lugar. Soluções de iluminação para horticultura da OSRAM irão alavancar o seu negócio!

Os telhados verdes possibilitam a produção de alimentos em grandes centros urbanos, assim como a agricultura vertical leva a horta para dentro de casa [1]. Estes são apenas dois exemplos onde podemos destacar duas formas de produzir o alimento mais perto do consumidor final, diminuindo o tempo de transporte e perda na qualidade.

Figura 1. Aplicações de Iluminação Superior, Iluminação Inter e Agricultura Vertical.

Produzir hortaliças em ambientes controlados como estufas ou containers [2], além de proporcionar alimento mais fresco na mesa do consumidor, diminui o gasto de água, fertilizantes e o uso de agrotóxicos. 

Podemos ir além, estudos mostram que controlando a luz, é possível aumentar os rendimentos, reduzir os tempos de cultivo, influenciar o sabor, a aparência e o conteúdo nutricional das plantas [3], além de criar um ambiente para cultivo de hortaliças dentro da cozinha, como mostra a Figura 2.

Figura 2. PlantCube desenvolvida com tecnologia OSRAM [3]

Um estudo da OSRAM conduzido com a empresa de consultoria KPMG investigou o valor social da iluminação LED na agricultura vertical examinando o consumo de alface de Nova York [4]. Como vantagens do sistema proposto, destaca-se a redução do consumo de água e fertilizante; redução no descarte de alimento durante o transporte; produção de alface o ano todo com a mesma qualidade. 

A OSRAM Opto Semiconductors oferece um amplo portfólio LED de Horticultura para 450 nm (azul escuro), 660 nm (hiper vermelho) e 730 nm (vermelho claro). As várias famílias de LEDs incluem os importantes comprimentos de onda em três ângulos de radiação de 80°, 120° e 150° para proporcionar a iluminação perfeita para todos os tipos de plantas e flores.

As soluções de horticultura OSRAM podem ser aplicadas em:

  • • Iluminação superior, inter cultivo e cultivo vertical (Figura 1)
  • • Iluminação suplementar e cultivo sem luz natural
  • • Iluminação fotoperiódica e controle foto-morfológico
  • • Agricultura urbana e agricultura ambiental controlada
  • • Iluminação agrícola e luz para crescimento de algas
  • • Horticultura de Consumidores

Na Figura 3 têm-se algumas das combinações de cores e suas funções no crescimento e/ou desenvolvimento das plantas. Nota-se a necessidade de LEDs de diferentes cores e intensidades para cada aplicação/finalidade.

Figura 3. Exemplo de razões de luz LED para diferentes aplicações.

A OSRAM disponibiliza uma ferramenta on-line para o projeto e simulação do ambiente desejado, clique aqui para ver. 

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.