Tecnologia Sub-GHz Sigfox: Conectividade de rádio frequência de longo alcance

Tecnologia Sub-GHz Sigfox: Conectividade de rádio frequência de longo alcance

Soluções IoT usando Sigfox 

Existem muitas soluções de conectividade para IoT disponíveis, mas quando se fala em conectividade de rádio frequência de longo alcance, temos a tecnologia sub-GHz Sigfox.

A rede Sigfox é uma rede narrow-band ou ultra narrow-band (banda estreita ou muito estreita), na qual a empresa Sigfox e seus operadores detêm o controle da tecnologia e da rede de infraestrutura (Gateways) e de prover o serviço de conexão para os dispositivos, abrindo espaço para outras entidades desenvolverem os dispositivos edge. A operadora WND Brasil, empresa que provê o serviço de conexão no Brasil, já disponibiliza cobertura Sigfox em áreas que abrangem aproximadamente 106 milhões de pessoas, e até o fim de 2019 esta cobertura deverá abranger áreas com população de aproximadamente 150 milhões de habitantes.

                   Figure 2. Módulo ESMT Sigfox

Os dispositivos edge para redes Sigfox podem ser implementados utilizando a solução Sigfox Uplynx System-on-Chip da ESMT. O módulo Uplynx é baseado no dispositivo M2C8001, da família SoC wireless M2COMM projetado para aplicações IoT de ultra-baixa potência. O M2C8001 possui conversor ADC de 10 bit integrado, comparadores analógicos e entradas e saídas digitais, com acesso por interface serial usando comandos AT. 
Os módulos Uplynx tem boa relação custo/benefício e pequeno fator de forma, sendo facilmente utilizado em aplicações IoT com rede Sigfox.

Módulos Sigfox / Placa de avaliação:

Uplynx Sigfox VerifiedTM RCZ1 Module
Tiny Form factor, Easy integration
 

Uplynx RCZ2/4 SIGFOX Module

Tiniest Form factor for 22 dBm RF Power