No momento, você está visualizando Inteligência Artificial: mais produtividade e eficiência na indústria alimentícia
indústria alimentícia

Inteligência Artificial: mais produtividade e eficiência na indústria alimentícia

Compartilhe

A Indústria 4.0 está revolucionando a indústria alimentícia por meio da utilização da Inteligência Artificial. Segundo a pesquisa  “Transformação digital para MPMEs”, 96% das micro, pequenas e médias empresas (MPME) que enfrentam desafios relacionados à cadeia de suprimentos afirmaram que a tecnologia ajudou a superá-los. Além disso, 25% relataram que a tecnologia contribuiu para o aumento da produtividade e da eficiência.

Isso acontece porque a Inteligência Artificial proporciona muitos avanços na transformação digital das empresas. Ela pode ser utilizada na manutenção preditiva e na otimização dos processos de produção manuais e repetitivos.

Manutenção preditiva com Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode ser aplicada para prever falhas em máquinas e equipamentos utilizados na indústria alimentícia. Os sensores inteligentes instalados nas máquinas têm capacidade de coletar uma grande quantidade de dados em tempo real. Além disso, os algoritmos de IA podem analisar esses dados para identificar padrões e anomalias.

Com base nessas análises, é possível tomar decisões e medidas corretivas antes que ocorram as falhas. Assim, o tempo de inatividade não planejado pode ser evitado, reduzindo os custos com manutenção.

Para completar, o desperdício de matéria-prima causado pelo mal funcionamento das máquinas ou pelas paradas na produção também é reduzido. Para conhecer as soluções e os sensores inteligentes para manutenção preditiva disponíveis no portfólio da Macnica DHW, é só clicar aqui.

  • Leia também:

Case: manutenção preditiva na indústria alimentícia

Otimização de processos manuais e repetitivos na indústria alimentícia

Outro ponto importante na indústria alimentícia é a presença de processos manuais e repetitivos que precisam ser monitorados e otimizados. Se a sua empresa se encaixa nesse aspecto, a Inteligência Artificial associada à visão computacional será a sua maior aliada.

Essas tecnologias são capazes de monitorar em tempo real os processos de montagem manual e repetitiva. Com isso, cada etapa executada é validada no monitor de cada operador e alertas sonoros e visuais são emitidos sempre que uma delas for esquecida ou mal executada.

Com a utilização de uma câmera, um computador e Inteligência Artificial, é possível eliminar o conceito de amostragem da sua produção manual e monitorar 100% da sua produção em tempo real. Além disso, a análise dessa grande quantidade de dados operacionais facilita a identificação de áreas da produção que podem ser melhoradas.

Assim, com a utilização dessa tecnologia, os gestores podem:

  • identificar gargalos na linha de produção;
  • melhorar a eficiência dos tempos de ciclo;
  • otimizar a sequência de produção;
  • sugerir ajustes nas configurações de máquinas para aumentar a produtividade.

Quer saber como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos manuaise repetitivos da indústria alimentícia? Clique aqui, entre em contato com a gente e saiba como as soluções da Macnica DHW podem melhorar a produção da sua empresa.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.