Você está visualizando atualmente Intel Powerhouse Brasil: saiba como foi o evento sobre Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

Intel Powerhouse Brasil: saiba como foi o evento sobre Inteligência Artificial

Compartilhe

Na última quinta-feira (07/12), a Macnica DHW participou do Intel Powerhouse Brasil, em São Paulo, um evento que reuniu mais de 400 pessoas para debater e apresentar as novidades do mercado sobre Inteligência Artificial (AI).

Segundo o Presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem, o evento foi uma grande iniciativa da Intel para reunir um poderoso ecossistema de soluções realmente disruptivas, em vários setores da Economia e Sociedade, e ao mesmo tempo, permitir a discussão do papel da Inteligência Artificial na nossa realidade presente e futura.

“Foi uma honra e privilégio fazer parte desse super time de parceiros Intel!”, destacou.

Como Centro de Excelência Intel para AI e HPC (High-Performance Computing), a Macnica DHW expos soluções, projetos e novas perspectivas sobre o que a Inteligência Artificial está oferecendo para o mercado brasileiro.

Durante o evento, o especialista da Macnica DHW em Inteligência Artificial, Neimar Duarte, apresentou projetos e produtos que utilizam AI para resolver problemas para os mais diversos mercados.

Uma das soluções AI apresentadas foi a BrainTech InnerEye, que combina a Inteligência Artificial com inteligência humana através da captura e interpretação das ondas cerebrais. Esta solução AI já está sendo utilizada pela Embrapa na identificação de doenças de soja e milho.

Presidente da Macnica DHW, Fabio Petrassem e o FAE Intel da Macnica DHW, Neimar Duarte, no Intel Powerhouse.

A solução AI de vídeo monitoramento para segurança da Icetana também foi apresentada. Trata-se de um software que aprende a rotina normal do local e passa a identificar e alertar em tempo real quando algo anormal acontece. Uma solução que traz muita agilidade as equipes de segurança, e que possui fácil instalação, sendo acoplada ao sistema de monitoramento já existente.

Outra solução apresentada no evento Intel Powerhouse foi a Senspider, um dispositivo compacto ideal para manutenção preditiva, desenvolvido pela Macnica. Ele utiliza a Inteligência Artificial para identificar e prever falhas das máquinas com antecedência, evitando paradas inesperadas e substituindo a inspeção visual por verificação de dados de forma automatizada e em tempo real.

O público presente ficou super interessado nas soluções da Macnica DHW

Outra solução para manutenção preditiva que foi apresentada no evento foi o sensor inteligente para motor da ADI OtoSense. Um sensor de instalação rápida e fácil que permite identificar vários problemas de mal funcionamento no motor em tempo real. Os sensores se comunicam com a nuvem e mostram no dashboard informações importantes para o monitoramento dos motores.

Ainda no contexto da Indústria 4.0, outra solução apresentada foi a Retrocausal, solução AI de vídeo monitoramento para linhas de montagem manual e repetitiva. Com esta solução é possível identificar erros na montagem em tempo real, o que diminui o retrabalho, a geração de sucata e, assim, aumenta a produtividade da linha de produção.

O que mais podemos esperar da Inteligência Artificial?

Além de promover muita informação sobre Inteligência Artificial, o evento também proporcionou a integração entre diversas empresas, inclusive parceiros e clientes da Macnica DHW.

Segundo o FAE da Macnica DHW, que é também especialista Intel PSG, Neimar Duarte, a Intel está trazendo soluções de Inteligência Artificial que atendem aos mais diversos mercados, incluindo o hardware para rodar todo o sistema. “Uma das novidades é a integração de uma CPU de última geração, uma GPU e uma NPU (Neural Processing Unit) com alta capacidade de processamento para rodar assistentes AI de geração de texto, correção de texto, geração de imagem em uma única máquina” adicionou Neimar.

Desta forma, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente em mercados como industrial, médico, agronegócios, entre tantos outros.

Presente da Macnica DHW, Fabio Petrassem e o Account Manager da Macnica DHW, Francesco Guidotto, no Intel Powerhouse

Além das diversas palestras que aconteceram durante o evento, várias empresas, assim como a Macnica DHW, estavam apresentando as suas soluções AI na área de Show Case do evento. Algumas muito interessantes como uma empresa de robôs voltados para day care (cuidados diários) com bastante iteração humanizada; além disso, a empresa Weg apresentou como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para realizar a inspeção de peças nas esteiras de produção.

“O evento Intel Powerhouse Brasil também foi uma oportunidade de encontrar parceiros como a Asus e clientes como Elgin”, adicionou o Account Manager da Macnica DHW, Francesco Guidotto.

Quer saber mais sobre essas e outras soluções que a Macnica DHW trouxe para o mercado brasileiro e como elas estão impactando o nosso mercado?

Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.