Você está visualizando atualmente Macnica DHW é parceira no projeto de respiradores da UFSC

Macnica DHW é parceira no projeto de respiradores da UFSC

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também está fazendo a sua parte para ajudar o país na fabricação de respiradores, e para isso, conta com o apoio da Macnica DHW e de outras empresas para acelerar o processo.

A Macnica DHW está apoiando o projeto e trabalhando na definição dos componentes, desenvolvimento do esquemático e layout e também com toda a sua capacidade de transferência tecnológica e logística na compra e importação dos componentes para o momento de produção em massa.

“A experiência do time de engenheiros da Macnica irá contribuir muito não só para a definição dos componentes, mas também para uma rápida seleção dos mesmos, o que poderá diminuir de forma considerável o tempo de desenvolvimento deste projeto”, destacou o Professor Humberto Reder Cazangi, Coordenador Operacional do Projeto.

produção de respiradores ainda é uma urgência do Ministério da Saúde que estima que o pico do COVID-19 será entre os meses de Maio e Junho. 

Sobre a expertise da Macnica nos projetos:

Experiência na definição de componentes diminuem o tempo do projeto.

A Macnica DHW possui em seu portifólio linhas que são amplamente utilizadas em dispositivos médicos, como: Sensirion, Maxim Integrated e Analog Devices/Linear Technology.

Os sensores de fluxo da Sensirion, família SFM3xxx, incluem sensores para medição de fluxo inspiratório, expiratório e proximal, bem como, mistura de gás em aplicações de ventilação e anestesia.

As fabricantes Maxim e ADI/Linear oferecem componentes de alta confiabilidade como fontes de alimentação e supervisores.

Os processadores ARM M3 e M4 da GigaDevice, família GD32F10x, oferecem uma solução robusta e validada pelo mercado de dispositivos médicos.

Uma das fases do projeto na qual se deve ter mais atenção é no momento da escolha de um componente em detrimento de outro. Neste momento, é muito importante já pensar na posterior produção em larga escala e optar pelo componente que tem longevidade compatível com o produto e o melhor custo-benefício.

Segundo o Engenheiro da Macnica DHW, Gustavo Leão, transformar um projeto num produto pronto para produção em larga escala é normalmente um processo demorado e complexo, que envolve etapas da logística como o processo de compra dos componentes no exterior e importação expressa. “Isso é o core business da Macnica, é descomplicado para o nosso time, mas é uma etapa desafiadora para quem não tem experiência nesta área”, ressalta.

Imagem Ilustrativa banco de imagens pago Freepik

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.