Você está visualizando atualmente Ergonomia: Solução para melhorar o rendimento e o bem-estar no trabalho
Ergonomia melhora bem-estar e eficiência no trabalho

Ergonomia: Solução para melhorar o rendimento e o bem-estar no trabalho

Compartilhe

Ergonomia melhora as condições de trabalho e proporciona mais rendimento e eficiência do colaborador.

O bem estar e o conforto não são características que buscamos apenas em nossas casas, mas também em nosso local de trabalho, afinal, é ali que geralmente passamos a maior parte do nosso tempo.

Ergonomia, de maneira resumida, pode-se entender como estudo da relação que existe entre o homem e a forma que ele executa seu trabalho. Iniciativas como prover estações de trabalho que se adaptem ao dia a dia do colaborador melhoram as condições de trabalho e proporcionam mais rendimento e eficiência.

O principal objetivo da Norma Regulamentadora 17 (NR17) é aumentar o conforto, a segurança e a saúde do trabalhador. Em seu texto se encontram medidas que devem ser tomadas pela empresa/fábrica para prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos. 

Pessoas que desempenham atividades sentadas, alternando com atividades em pé ao longo do dia, precisam de estações de trabalho que ofereçam comodidade e ergonomia. Essas características podem ser encontradas em bancadas que permitam ao colaborador fazer ajuste de altura facilmente.

Uma bancada que permite estes ajustes, incluindo a altura do monitor, visam atendem as normas de ergonomia da NR17, e o melhor, podem transformar a saúde e a disposição das pessoas no trabalho. 

A Macnica DHW já desenvolveu alguns projetos para seus clientes com estas funcionalidades.

Segundo um dos engenheiros da empresa, foi criada uma solução para que o ajuste da mesa fosse feito com controle mobile, desta forma, os comandos são transferidos utilizando comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), diminuindo o consumo de energia na comunicação. 

Com o controle mobile para o posicionamento da mesa, o usuário pode regular a altura de acordo com a atividade a desenvolver. “Este sistema foi desenvolvido com microcontrolador MCU ARM Cortex-M0 da Zilog”, destacou o engenheiro.  

A Macnica DHW possui know-how para desenvolver a placa controladora e o software embarcado da bancada ajustável, entregando desta forma, um sistema pronto para que empresas aumentem o bem-estar e o rendimento de seus colaboradores no trabalho. 

* A fabricante Ampak possui em seu portifólio módulos BLE. 

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.