Você está visualizando atualmente Solução FPGA INTEL para o mercado aeroespacial e militar
Solução FPGA INTEL para o mercado aeroespacial e militar

Solução FPGA INTEL para o mercado aeroespacial e militar

Compartilhe

FPGA INTEL é uma excelente tecnologia para soluções robustas e inteligentes como exige o mercado aeroespacial e militar.

O mercado aeroespacial e militar requer soluções robustas e inteligentes. Para isso, é necessário desenvolver dispositivos que funcionem em ambientes hostis, como exposição à radiação, altas e baixas temperaturas, descargas elétricas, entre outros pontos que atendam às especificações de segurança e desempenho.

Algumas aplicações além da robustez aos ambientes precisam oferecer a opção de reprogramação ou atualização no local da instalação, como as aplicações aeroespaciais.

Para este tipo de aplicação os FPGAs são uma ótima solução. As FPGAs da INTEL apresentam boa performance mesmo submetidos a altas taxas de radiação.

Outra vantagem é a possibilidade de rápida expansão e a implementação contínua dos mais novos algoritmos e topologias de rede neural nos FPGAs reprogramáveis.

A FPGA em muitos casos pode se mostrar mais do que uma solução, ela pode ser uma necessidade, como por exemplo, para enfrentar os desafios do desenvolvimento de radares, processamento de dados de alto desempenho, banda ultralarga, alta faixa dinâmica e sistemas, entre outros.

O uso da tecnologia de ponto flutuante com a série Intel® Stratix® FPGA e o processamento de sinal digital de precisão variável (DSP), permite que o projetista defina a precisão necessária para cada estágio do projeto.

Neste caso, os recursos lógicos e DSP são usados ​​com eficiência, reduzindo o consumo de energia.

Para as empresas industriais, militares e organizações governamentais que utilizam sistemas integrados e complexos personalizados são indicadas as soluções da Reflex CES, uma empresa ISO 9001. Empresa especializada em soluções Modified-Off-The-Shelf (MOTS), placas COTS (commercial off-the-shelf) e vários kits de desenvolvimento instantâneo para prototipagem ou uso em produção.

As soluções entregues incluem: CPU, placas de processamento ou aquisição ou chassis completos (openVPX, VPX, CPCI, COMExpress, ETX, PCIe …), gravadores de dados de alta velocidade, FPGA SoC, plataformas de prototipagem ASIC.

Tem experiência em tecnologia: FPGA e SoC, CPU e software / SO embarcado, roteamento de PCB de última geração e design de placa, equipamento robusto, integração de sistema e qualificação (EMC, ESD, temperatura, choque, vibração, umidade).

Por outro lado, soluções em processamento de sinais para aplicações aeroespaciais e de defesa são disponibilizadas a mais de 50 anos pela Analog Devices (ADI).

O compromisso da ADI com o desempenho, confiabilidade e sustentabilidade fez dela uma das principais fornecedoras do Departamento de Defesa (DoD) e de outras agências aeroespaciais e de defesa dos Estados Unidos e estrangeiras em todo o mundo.

A ADI está liderando o caminho em muitas das principais iniciativas enfrentadas atualmente pela indústria aeroespacial e de defesa, incluindo SWaP + C, COTS, Enhanced Products (EP) e GaN.

Os sistemas aeroespaciais e de defesa avançados de hoje em radar, comunicações, aviônicos, eletrônicos de defesa, entre outros, exigem o melhor em desempenho de nível de sistema.

O portfólio de produtos expandido e o conhecimento em nível de sistema da ADI ajudam nos difíceis desafios de design.

A Maxim Integrated é outra empresa que fornece CIs de alta qualidade de para os mercados  militares e aeroespaciais desde 1983. É uma fornecedora aprovada da Classe M para praticamente todos os OEMs militares e aeroespaciais líderes do mundo.

Todos os CIs militares e aeroespaciais são fabricados nas próprias instalações nos EUA. Recursos adicionais líderes do setor incluem:

  • Total conformidade com os padrões Mil-Std-883, Mil-Prf-38535 e JEDEC
  • Operação em toda a faixa de temperatura militar (-55 °C a + 125 °C)
  • Acabamento em chumbo (Pb) disponível para cada peça que vendemos
  • Triagem robusta de CIs comerciais prontos para uso (COTS) para caracterização militar de temperatura
  • Continuidade de fornecimento para apoiar a longa vida do produto

Por último, mas não menos importante, a Semtech também oferece soluções de semicondutores para produtos de alta confiabilidade que variam de dispositivos monofásicos a multifásicos em configurações de alta corrente / alta tensão.

Os produtos discretos estão disponíveis em pacotes de montagem axial ou de superfície e outras várias configurações de montagem personalizadas.

Os designs são robustos e os pacotes são herméticos e variados em sua função geral e construção.

Entre suas aplicações estão fontes de alimentação, estações base, acionamentos de motor e equipamentos médicos.

Enquanto que os diodos de proteção de descarga eletrostática (ESD) de alta confiabilidade para aplicações militares e espaciais foi uma das linhas de produtos fundadoras da Semtech.

Desde 1960, a Semtech é um fornecedor confiável de produtos semicondutores discretos de nível militar em montagens axiais, de montagem em superfície e personalizadas para uso em fontes de alimentação, estações base e unidades de motor fabricadas para aplicações sujeitas a condições ambientais adversas.

Com esta gama de opções em componentes, placas e CIs você pode desenvolver com segurança a sua aplicação.

Sabendo que todos os requisitos serão atendidos e o desenvolvimento contará com suporte dos lideres de mercado.

Sobre as Fabricantes mencionadas no texto:

INTEL

Analog Devices

Maxim Integrated

Semtech

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.