Você está visualizando atualmente Analog Devices – Tecnologia para wearables

Analog Devices – Tecnologia para wearables

Compartilhe

O rápido desenvolvimento da Internet das Coisas ( IoT), acelera o processo de dispositivos interconectados sem fio, incluindo:

  • Dispositivos médicos móveis: aparelhos auditivos e implantes;
  • Aplicações industriais e comerciais: edifícios inteligentes e sistemas de monitoramento de segurança;
  • Aplicações automotivas: sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS, do inglês advanced driver assistance systems);
  • Aplicações wireless: smartphones, carregamento sem fio e produtos eletrônicos vestíveis, entre outros.

Todos estes mercados geram uma enorme demanda por conexão sem fio, e os fabricantes querem estar em uma posição competitiva, para isso, é necessário tornar seus produtos wireless com consumo de energia muito baixo.

Soluções compactas para wearables, eletrônicos de consumo e dispositivos IoT são disponibilizados pela Maxim Integrated e Analog Devices.

Essas fabricantes trabalham há muitos anos com o mercado médico, e por terem grande experiência e conhecimento em dispositivos wireless, aplicam as vantagens de consumo de energia ultrabaixa e fatores de forma muito pequenos.

O AduCM350 é um conversor de impedância configurável e potenciostato com capacidade de medição de corrente e tensão para sensores eletroquímicos e biossensores. É uma solução completa de alta precisão, com MCU integrada e alimentada por célula tipo coin, para aplicações em dispositivos portáteis, como diagnóstico no local de atendimento e dispositivos usados no corpo para monitorar sinais vitais.

O front end analógico (AFE) do ADuCM350 possui:

  • Conversor analógico-digital (ADC) de 16 bits,
  • Precisão e 160 kSPS;
  • Referência de tensão de precisão de 0,17%;
  • Conversor de digital para analógico (DAC) de 12 bits, sem códigos ausentes;
  • Matriz de comutador de vazamento ultralow reconfigurável.
  • Possui 4 canais de medição de tensão, até 8 canais de medição de corrente e um mecanismo DFT de medição de impedância.

O ADuCM350 também inclui um processador baseado em ARM Cortex-M3, memória e toda a conectividade de I/O para suportar medidores portáteis com monitor, comunicação USB e sensores ativos. O ADuCM350 está disponível em um CSP_BGA de 120 derivações, 8 mm × 8 mm e opera de -40 °C a + 85 °C.

Para oferecer suporte ao gerenciamento de energia dinâmico e extremamente baixo (hibernação), o ADuCM350 fornece uma coleção de modos e recursos de energia, como clock gating dinâmico e controlado por software e power gating.

O AFE é conectado ao ARM Cortex-M3 por meio de uma interface escrava de barramento avançado de alto desempenho (AHPB) na matriz da arquitetura avançada de barramento de microcontrolador (AMBA), além de acesso direto à memória (DMA) e conexões de interrupção.

Aplicações:

  • Diagnóstico no local de atendimento;
  • Dispositivos usados no corpo para monitorar sinais vitais;
  • Medições amperométricas, voltamétricas e impedométricas

Neste vídeo podemos ver algumas das soluções vestíveis da ADI para monitoramento de sinais vitais. O ADuCM350 é capaz de medir a composição corporal ou fazer medições de impedância da pele. No vídeo podemos ver um submódulo óptico usado para o monitoramento da freqüência cardíaca

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.