Você está visualizando atualmente FPGA Intel para aplicações de borda utilizando AI
FPGA Intel

FPGA Intel para aplicações de borda utilizando AI

Compartilhe

A quantidade de dados processados na borda, na nuvem e nas telecomunicações vem crescendo exponencialmente há anos, e o gargalo emergente é a capacidade de mover mais dados para os lugares certos. Por isso, você deve apostar na tecnologia FPGA Intel e em suas novas famílias para o processamento utilizando inteligência artificial (AI).

A seguir, conheça um pouco mais sobre as FPGAs Agilex 5 e Agilex 7.

Agilex 7: a FPGA Intel de maior largura de banda de memória da indústria

A FPGA Intel Agilex 7 Série M, com memória in-package HBM2E e suporte para memórias LPDDR5, DDR5 e DDR4, apresenta uma nova network-on-chip (NoC) de memória reforçada para melhorar as camadas de transporte. Com esse dispositivo, é possível alcançar:

  • mais desempenho;
  • mais eficiência;
  • menos recursos FPGA utilizados.

Diagrama de blocos da FPGA Agilex 7 da Intel (NoC).

Benefícios da Agilex 7

1 – Construída para aplicações de memória rápidas e de alta largura de banda

A hierarquia de memória ampla e flexível da FPGA Intel Agilex 7 M-Series, com controladores de memória dedicados duplos e rede em chipNoC de memória reforçada, permite que os projetistas alcancem a maior largura de banda de memória HBM2E e DDR5 e executem a computação de memória perto da malha, reduzindo significativamente os gargalos de memória e latência.

2 – Alta capacidade de computação

Essa matriz faz o trabalho de várias FPGAs em uma só. Até 37 TFLOPs de desempenho de operações com ponto flutuante FP163, taxas de transceiver de até 116 Gbps e até 3,9 milhões de elementos lógicos (LE) são capazes de fornecer uma densidade extrema para uma FPGA Intel.

3 – Suporte para alta largura de banda e conexão coerente com processadores Intel

A FPGA Agilex 7 Série M pode ser conectada diretamente aos processadores Intel Xeon pelo barramento PCIe 5.0. Além disso, você pode usar o novo protocolo Compute Express Link (CXL) para obter alto desempenho de comunicação entre CPU e FPGA.

Recursos da Agilex 7

Com a Agilex 7, você pode explorar mais conteúdos relacionados aos dispositivos Intel® FPGA, como placas de desenvolvimento, propriedade intelectual, suporte e muito mais. Veja os principais recursos dessa tecnologia a seguir.

  • Recursos de suporte: centro de recursos para treinamento, documentação, downloads, ferramentas e opções de suporte.
  • Placas de desenvolvimento: comece a usar nosso FPGA e acelere seu tempo de lançamento no mercado com hardware e projetos validados pela Intel.
  • Propriedade intelectual: encurte seu ciclo de projeto com um amplo portfólio de núcleos IP validados pela Intel e com projetos de referência.
  • Software de projeto FPGA: explore o software Quartus Prime e o conjunto de ferramentas de aumento de produtividade para te ajudar a concluir rapidamente seus projetos de hardware e software.

Clique aqui e fale com a gente para saber mais sobre a FPGA Intel Agilex 7.

Agilex 5: a FPGA Intel que traz muitos benefícios para os projetos

Além da Agilex 7, a família de FPGA Intel Agilex 5 vem com a combinação certa de recursos e configurações de hardware e software para torná-la a plataforma ideal para aplicações que exigem:

  • processamento de alto desempenho;
  • baixo consumo de energia;
  • baixo custo para a borda inteligente.

As aplicações de vídeo e visão computacional estão crescendo cada vez mais, e as câmeras estão se tornando o sensor universal em vários casos. Com recursos integrados de análise de vídeo e AI no dispositivo, você pode habilitar operações em tempo real para aplicações sensíveis à latência e que precisam responder rapidamente, como veículos autônomos.

A reconfiguração completa de hardware e software de uma FPGA permite que você estenda a vida útil de produtos e aplicações, mantendo-se atualizado com os novos padrões, regulamentos, recursos e requisitos operacionais. A família de FPGA Intel Agilex 5 inclui:

  • suporte completo para IP;
  • kits de desenvolvimento;
  • documentação;
  • projetos de referência com implementação de soluções completas para aplicações de câmera 4K.

Com isso, os clientes podem concentrar seus esforços no desenvolvimento de expertise de valor agregado e acelerar seu tempo de lançamento no mercado com variações de produtos.

A Macnica DHW trouxe muitas informações sobre a Agilex 5 com exclusividade para o mercado brasileiro. Assista aos vídeos abaixo para saber como essa tecnologia pode impactar positivamente o seu projeto:

Conheça o Intel FPGA AI Suite

Além de todas as vantagens que a tecnologia FPGA Intel oferece, ela está presente nas aplicações que envolvem alto processamento de dados, como o uso de Inteligência Artificial em sistemas embarcados e datacenters, por meio do Intel® FPGA AI Suite.

As FPGAs da Intel permitem inferência de Deep Learning em tempo real, de baixa latência e baixo consumo de energia, combinada com as seguintes vantagens:

  • flexibilidade de E/S;
  • reconfiguração;
  • facilidade de integração em plataformas personalizadas;
  • longa vida útil.

Fluxo de projeto utilizando ferramentas AI e FPGA Intel.

O Intel FPGA AI Suite foi desenvolvido para facilitar o uso da inferência de Inteligência Artificial em FPGAs da Intel. O Suite permite que desenvolvedores de FPGA, engenheiros de machine learning e desenvolvedores de software criem plataformas FPGA de AI otimizadas.

Os usuários do Intel FPGA AI Suite aceleram o desenvolvimento de FPGA para inferência de Inteligência Artificial usando estruturas familiares e populares do setor, como TensorFlow ou PyTorch e o kit de ferramentas OpenVINO, além de aproveitar fluxos de desenvolvimento de FPGA robustos e comprovados com o software Intel Quartus Prime.

O fluxo de ferramentas Intel FPGA AI Suite funciona com o kit de ferramentas OpenVINO, um projeto de código aberto para otimizar a inferência em uma variedade de arquiteturas de hardware. Além disso, o kit de ferramentas OpenVINO usa modelos de Deep Learning de todas as principais estruturas de Deep Learning (como TensorFlow, PyTorch, Keras) e os otimiza para inferência em uma variedade de arquiteturas de hardware, incluindo várias CPUs, CPU+GPU e FPGAs.

Quer saber mais sobre as vantagens de desenvolver seus projetos com tecnologia FPGA Intel? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.