Você está visualizando atualmente Mpression: Acelere o seu projeto com alta qualidade e desempenho

Mpression: Acelere o seu projeto com alta qualidade e desempenho

Compartilhe

A Macnica DHW, que faz parte do Grupo Japonês Macnica Inc., possui no Brasil um time de engenheiros especialistas em diversas áreas e conta também com outros Centros de Desenvolvimento do Grupo.

As soluções desenvolvidas pelos engenheiros são compartilhadas entre os times de todas as Macnicas no mundo, e levam o nome Mpression, que se refere a marca dos produtos desenvolvidos pelos seus Centros de desenvolvimento.

As soluções Macnica fazem uso das tecnologias de ponta que temos (sensores, conversores de sinais, processamento, comunicação wireless, inteligência artificial e aceleração em hardware com FPGAs) para servir os mais diversos mercados (IoT, Automação Industrial, Automotivo, Surveillance, entre outros).

Conheça alguns produtos Mpression desenvolvidos pelos Centros de Desenvolvimento do grupo Macnica:

Aceleração de dados:

Plataforma de aceleração financeira baseada nas placas PAC Intel.

  1. Financial Acceleration OpenCL BSP (with Intel A10 GX PAC)

Com base na placa Intel A10 GX PAC, a Macnica Cytech desenvolveu o OpenCL BSP, incluindo o TOE (transferência de TCP / UDP). Com este OpenCL BSP, as instituições financeiras podem trabalhar com placas de aceleração Intel FPGA usando a linguagem de programação C, o que as ajudará a evitar a necessidade de usar RTL para o desenvolvimento. Este OpenCL BSP permite que os engenheiros de software projetem rapidamente em placas FPGA sem conhecimento de hardware.

Aplicações:

  • 5G BBU + Fronthaul
  • Financeiro
  • HPC
  • Transcodificação de vídeo
  • Inteligência artificial
  • IoT industrial
  • Automação industrial

Estão disponíveis chips de comunicação mestre e escravo EtherCAT, câmeras industriais e soluções completas para sistemas de controle de servomotores.

  • EtherCAT Master vASSP

Os dispositivos EtherCAT Master comerciais e de código aberto aplicam software para atingir a função de dispositivo mestre. Em grande escala, a função do mestre depende do desempenho no PC e do sistema operacional em tempo real. A Macnica Cytech implementa a camada de protocolo do EtherCAT pela lógica FPGA, através da pré-programação, assim os clientes podem usá-lo como um chip dedicado.

O chip EtherCAT Master ASSP utiliza o protocolo padrão EtherCAT mestre, adotando uma interface de barramento paralelo genérico para que qualquer CPU possa se conectar e controlar o chip.  Ele suporta processadores ARM ou plataforma de processamento x86. Esta solução pode ser aplicada para controlar motores EtherCAT padrão e equipamentos de IO.

  • EtherCAT Slave + FOC

O produto é desenvolvido para aplicações industriais que exigem custo-benefício, flexibilidade de projeto, conectividade e desempenho em tempo real. As aplicações alvo incluem automação de fábrica, controle de motor industrial, módulo I/O e equipamento robótico.

A solução “EtherCAT slave + FOC”, com a implementação do slave EtherCAT em uma base do XMC4300, e a implementação do controle de loop de corrente do servo motor FOC pela aplicação Intel PSG MAX10 é mostrada abaixo. Saiba sobre a rede EtherCAT e suas vantagens. Clique Aqui

Já usa a rede Mechatrolink III na sua indústria e quer saber se ela se comunica com esse protocolo? 

Nestes casos, o módulo MIE SoC é a solução, ele faz a interface entre os dispositivos.

  1. MIE SoC module

O módulo MIE SoC, mostrado abaixo, tem como base o módulo Intel Cyclone V SoC, um pequeno SoC que pode ser iniciado automaticamente na inicialização do sistema. A parte do FPGA integra dois IPs do escravo (slave) Mechatrolink III e do mestre (master) EtherCAT sob o direito de propriedade da Macnica Cytech e conversão de dados entre o Mechatrolink III e o EtherCAT. Saiba mais Aqui.

  1. Industrial Camera Module

O módulo da câmera recém-lançado suporta sensor de imagem de até 2M pixels. Ele fornece a função ISP altamente eficiente e suporta a interface USB3.0 ou GIGE Vision. O módulo da câmera da primeira edição aplicou o sensor de cores On-Semi PYTHON 480A (500.000 pixels).

Especificações:

Dispositivo principal:

  • 5CEFA2M13C8N
  • PYTHON480A
  • EN5329, EP53A8, EV1320
  • MT41J256M16HA-125IT
  • MT25QL256ABB8E12-0SIT
  • CYUSB3014-BZXI

Funções:

  • 800*600 resolution, support up to 2M pixels
  • USB3.0 or GIGE Vision
  1. Módulos SoC

Os dois produtos abaixo podem acelerar o desenvolvimento do seu produto baseado em FPGA, Borax SOM (módulo Cyclone V SOC) e Silic SOM (módulo Arria10 SOC).

  1. Borax SoM

A Borax SoM (System on Module) é um módulo com tamanho reduzido que integra uma FPGA Intel Cyclone V SoC, memórias (DDR3, NAND e QSPI), alimentação interna do sistema e interface com o mundo externo. Cyclone V SoC é um pequeno SoC que acopla a FPGA com um Cortex-A9 Dual-core, permitindo fácil desenvolvimento de sistemas complexos com processamento avançado de aplicativos e hardware flexível usando FPGA.

Ao utilizar encapsulamentos com pinos compatíveis, os usuários podem escolher FPGA com diferentes capacidades e tamanhos de memória para cada fase de desenvolvimento do projeto, começando com um dispositivo maior para desenvolvimento e escolhendo a opção de preço / desempenho ideal para produção em massa.

Conheça algumas aplicações da Borax SoM:

Reconhecimento Facial

Radares de velocidade

Kit Borax
  1. Silic SOM

Baseado no Intel Arria 10 GX SOC, a Silic SOM tem suporte integrado para DDR4 4 GB (lado HPS), 8 GB DDR4 (lado FPGA), flash NAND de 128 MB, QSPI flash de 128 MB. Suporta temperatura estendida de 0℃ ~ 100 ℃. Pode ser usado para processamento de imagem de alta qualidade, comunicação etc.

Este é um módulo SoC plug-and-play. Assim, o cliente foca apenas no desenvolvimento de aplicativos e lógica personalizada e o ciclo de desenvolvimento é reduzido. A Macnica Cytech pode fornecer lógica de referência de hardware e FPGA, desenvolvimento de driver Linux / BSP com o módulo.

  1. IoT

Para atender este mercado que cresce a cada dia, a Macnica desenvolveu alguns dispositivos que podem substituir diferentes módulos, permitindo avaliar rapidamente vários módulos de comunicação de RF, sensores, MCUs e outros produtos.

  1. Uzuki Sensor Shield

O Uzuki – IoT Sensor Shield para Konashi & Arduino, é uma placa shield desenvolvida pela Macnica para conectar-se através do I2C ao kit de ferramentas de computação física “Konashi” da Yukai Engineering. Além de Konashi, o Uzuki também se conecta ao Arduino através do I2C.

A Uzuki possui um acelerômetro de 3 eixos, sensor de temperatura e umidade, sensor de proximidade e índice de UV. Esses sensores permitem o uso de dados como temperatura ambiente, umidade, luminescência da luz, nível de IR, nível de UV, vibração, choque e detecção de movimento nos dispositivos iOS usando o ambiente Konashi. O conector do grove pode conectar sensores I2C prontos para uso.

O ambiente Konashi permite que engenheiros de software, designers e artistas prototipem facilmente, sem a necessidade de acessar hardware complexo e desenvolver firmware no MCU.

Conectando o módulo Uzuki ao Konashi como uma placa shield do sensor, você pode facilmente desenvolver vários aplicativos de aquisição de dados do sensor sem soldar nada.

  1. Koshian™ – Bluetooth® SMART Module (Konashi Compatible)

O módulo Bluetooth® SMART [Koshian ™] é um excelente kit de desenvolvimento para “desenvolvedores”, que pode ser usado para a prototipagem de IoT / wearables sem a necessidade design e solda de hardware. O Koshian é um módulo Bluetooth SMART equipado com um WICED SMART ™ SIP BCM20737S (certificado TELEC) e implementa o firmware compatível com “Konashi”. O Koshian pode ser conectado a base board da Konashi ou à placa de extensão “Konashi mini” e também montado na placa de ensaio ou na placa universal através dos pinos. Os “desenvolvedores” podem facilmente fazer a transição de seu processo de desenvolvimento da prototipagem rápida para a fase de produção em massa com este módulo Koshian para os produtos IoT baseados em Konashi.

  1. Eletrônica automotiva

A Macnica também desenvolveu uma solução de controlador de motor BLDC de baixa potência baseada na plataforma E-Power da Infineon para atender às necessidades de nossos clientes, incluindo placas de controle de potência de 60 W e 20 W.

O sistema possui sistemas de proteção para sobretensão, sobrecorrente, superaquecimento, sendo uma ótima opção para sistemas automotivos.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.