Transformação digital e soluções IoT para alcançar resultados rápidos e mais eficientes
Plataforma de coleta e visualização de dados melhora a eficiência operacional de plantas

Transformação digital e soluções IoT para alcançar resultados rápidos e mais eficientes

A N3N fornece uma plataforma de visualização de dados, vídeo e dados agnósticos de segurança que fornece soluções IoT inovadoras em toda a cadeia de valor. Os operadores de petróleo e gás podem aproveitar a solução da N3N para atingir o próximo nível de operações de campo eficientes.

Entender como os recursos são distribuídos na planta permite a implementação de melhorias operacionais.

Inteligência artificial associada a dados locais é uma ferramenta poderosa de decisão dos gestores.

Para que isso aconteça, plataformas que coletam dados de sensores, câmeras e informações disponíveis na rede são de extrema importância, uma vez que estes dados estão centralizados na tela do gestor, a tomada de decisão se torna cada vez mais assertiva.

Como a visualização de dados pode melhorar a eficiência operacional em plantas de petróleo e gás?

Historicamente, os produtores de óleo e gás dependiam de sistemas de comunicação analógica de banda estreita (narrowband) para coletar dados de campo sobre o status de suas operações de produção.

Esses tipos de sistemas criaram várias barreiras. A capacidade de largura de banda dessas redes limitava a quantidade e a frequência da coleta de dados, e as redes eram destinadas para uso único, sem capacidade de vídeo ou voz.

Como as operações de campo de petróleo e gás mudaram ao longo do tempo?

Com o surgimento de avanços tecnológicos, os produtores de petróleo e gás começaram a implantar redes digitais de banda larga em suas operações de campo para coletar grandes quantidades de dados confiáveis em tempo real, que os atuais sistemas de automação produzem.

Esses sistemas permitem que os operadores de campo gerenciem com mais eficácia seus campos de produção, enquanto reduzem o tempo de deslocamento para verificação da planta (windshield time) e a necessidade de pessoal adicional.

A digitalização permitiu mais cobertura com menos mão de obra. Eles também aproveitam essas redes para oferecer suporte a requisitos crescentes de vídeo de campo e segurança física para proteção aprimorada de ativos e segurança dos funcionários.

Que desafios os operadores de campo enfrentam em suas funções do dia-a-dia?

Os operadores de campo contam com sistemas SCADA e às vezes um DCS para monitorar e controlar uma miríade de funções em todo o campo de petróleo digital de hoje.

Eles empregam software especializado para gerenciamento de ativos e aprendizado de máquina (machine learning) para rastrear e otimizar operações.

Vídeo, proteção e segurança requerem sistemas separados para implementação e gerenciamento.

Atualmente, os operadores precisam alternar entre vários aplicativos para obter um conjunto de dados robusto, necessário para determinar as condições reais no campo.

Os operadores confiam muito nessas informações para decidir a melhor forma de alocar seus recursos no campo para atingir objetivos críticos, incluindo:

  • Eficiência de produção
  • Garantia operacional
  • Proteção de ativos
  • Segurança do trabalhador
  • Segurança ambiental

Os operadores de campo estão continuamente tentando encontrar maneiras de atingir e melhorar essas metas, pois são vitais para reduzir os custos gerais de produção e aumentar a lucratividade.

Uma área crítica de melhoria que pode não apenas alcançar, mas superar as metas operacionais, é a integração.

A segurança ambiental aprimorada é alcançada por meio da combinação de sistemas de detecção de vazamento com vídeo em tempo real, que pode verificar a gravidade do vazamento detectado pelo sensor.

Por que é essencial mesclar os sistemas existentes para melhorar as metas operacionais?

Integrar vários fluxos de dados de produção e vídeo em um único painel é crucial para obter um entendimento completo dos ambientes operacionais atuais em tempo real.

Independentemente da fonte ou do protocolo, a ingestão de dados é a chave para a implantação de uma solução IoT escalonável.

A integração permite que os operadores avaliem as deficiências atuais, a segurança física dos funcionários e as condições ambientais em todo o ambiente de produção, capacitando-os a priorizar e fazer a triagem de alarmes de campo com eficácia e responder/implantar recursos de acordo com a gravidade.

Os operadores de petróleo e gás podem aproveitar a solução da N3N para atingir o próximo nível de operações de campo eficientes.

A N3N fornece uma plataforma válida de visualização de dados, vídeo e dados agnósticos de segurança que pode fornecer soluções IoT inovadoras em toda a cadeia de valor de petróleo e gás.

Saiba mais sobre a N3N:

Organizações e cidades inteligentes em todo o mundo confiam na N3N para fornecer transformação digital inovadora e soluções de IoT para alcançar resultados comerciais e operacionais poderosos.

Esta plataforma de visualização de operações dinâmicas converge perfeitamente dados de sensores, dispositivos conectados, feeds de vídeo e muito mais em uma única visualização para percepções acionáveis em tempo real que conduzem as decisões do mundo real.

Site N3N

Vídeo

Leia também: Indústria 4.0. Computing Solutions