Você está visualizando atualmente Projeto para identificação de plantas doentes conta com a parceria da Macnica e Embrapa
Identificação de plantas doentes

Projeto para identificação de plantas doentes conta com a parceria da Macnica e Embrapa

Compartilhe

O cultivo da soja desempenha um papel crucial na economia brasileira, por isso, a importância de se ter uma tecnologia voltada para identificação de plantas doentes é vital para o agronegócio.

O cultivo da soja desempenha um papel crucial na economia brasileira por várias razões. Primeiramente, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de soja, sendo um importante fornecedor global desse produto. Além disso, a soja é um componente essencial na cadeia alimentar, sendo amplamente utilizada na produção de óleos, alimentos para animais e produtos industrializados.

Em termos econômicos, o cultivo da soja movimenta significativamente o agronegócio. Não apenas gera receita através das exportações, mas também contribui para a geração de empregos diretos e indiretos em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio até a comercialização.

No entanto, um dos principais desafios enfrentados pelo cultivo da soja no Brasil é a identificação de plantas doentes que podem resultar em perdas significativas de produtividade e qualidade dos grãos, o que impacta diretamente a rentabilidade dos agricultores e a economia do país como um todo.

Pensando nisso, a Macnica DHW em parceria com a EMBRAPA trabalham juntas no projeto para a detecção de doenças de plantas de soja em estágio inicial.

A tecnologia Braintech da InnerEye, trazida com exclusividade pela MACNICA DHW para o Brasil, está em fase de testes pelos próprios agricultores, que através de um aplicativo conseguem fazer a identificação de plantas doentes através de imagens das folhas de soja e agora também de milho.

Como está sendo feito o teste?

Após selecionar a imagem, é possível adicionar comentários referentes ao processo de consulta, como o tipo de cultivar e o tipo de doença suspeita.

Com o aplicativo instalado no smartphone, as imagens são submetidas à inteligência artificial treinada, que retorna se a planta está doente e qual é o nível de certeza dessa análise.

Segundo o Gerente de IoT & AI da Macnica DHW, Fabrício Petrassem, o aplicativo oferece aos profissionais do setor agropecuário uma avaliação muito mais confiável da saúde das plantas desde a primeira consulta, permitindo que os produtores de soja e de milho obtenham resultados muito mais eficazes na abordagem curativa de doenças, uma vez que podem iniciar o tratamento ainda na fase inicial da doença.

Como funciona a Tecnologia Braintech da InnerEye?

A partir das ondas neurais coletadas por um sensor EEG e interpretadas pelo software, o sistema da InnerEye capta informações diretamente do cérebro dos especialistas e treina a rede de inteligência artificial.

Por meio desta captura, a tecnologia BrainTech é capaz de identificar o julgamento e a classificação que uma pessoa faz ao observar uma imagem que é rotulada de forma imediata e automática.

Com estes dados a solução identifica plantas doentes proporcionando controle da safra em tempo real.

Para este experimento foram escolhidas duas doenças: a ferrugem asiática, justamente pela sua importância econômica, e o oídio, uma doença relevante na região Sul do Brasil. Segundo a EMBRAPA, estas doenças geram grande impacto para a cultura da soja.

O sistema da InnerEye já é utilizado em aeroportos europeus na identificação de objetos perigosos em malas. Em 2019, a Macnica DHW buscou a Embrapa para, em parceria, explorar a tecnologia no setor agropecuário, com possíveis novas aplicações. A primeira foi justamente a detecção precoce de doenças em plantas, porém, a expectativa é de ampliar esta tecnologia para outras demandas.

Assista o nosso MACNICAST e saiba mais sobre esta tecnologia.

Se você trabalha no mercado de agronegócio e busca aprimorar a eficiência de seus processos ou produtos, reduzir custos, otimizar operações ou enfrentar qualquer desafio que exija melhorias utilizando tecnologia, estamos aqui para ajudar. Contamos com uma equipe de desenvolvedores não apenas no Brasil, mas também em várias partes do mundo. Além disso, temos acesso ao que há de mais inovador no mercado, garantindo soluções sob medida para as suas necessidades no agronegócio.

Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas!!

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe