Você está visualizando atualmente Tecnologia na Agricultura aumenta o rendimento da produção
tecnologia na agricultura

Tecnologia na Agricultura aumenta o rendimento da produção

Compartilhe

A transformação digital dos mercados é crescente, e para o Agronegócio não é diferente, até porque, o reflexo deste setor em nossas vidas é grande. Por isso, a tecnologia na agricultura tem aumentado a produção do campo, pois ela traz mais visibilidade do processo e gera insights para novas melhorias.

Conforme destacou a matéria do Jornal Folha Geral, em 2050, será necessário alimentar quase 10 bilhões de pessoas no mundo todo, e isso exigirá um aumento de produção de 50% de acordo com o relatório da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations).

Para atender a esta demanda, o Agronegócio já está investindo em tecnologias como:

  • conectividade com tecnologia 5G,
  • sistemas inteligentes de identificação de doenças em plantas,
  • máquinas com geolocalização,
  • sensores para monitoramento das condições do solo e da plantação, entre outras.

São muitas possibilidades, e a Macnica DHW possui soluções para atender as mais diversas necessidades.

Tecnologia na agricultura para aumentar a produção.

Tecnologia 5G para a agricultura

A tecnologia 5G, associada as tecnologias IoT, torna mais fácil para os agricultores monitorar e controlar os recursos hídricos para atender à demanda; e reduzir o desperdício e os custos operacionais com as plantações.

Como sabemos, a agricultura usa mais recursos hídricos do que qualquer outra indústria ou atividade, por isso, precisa de sistemas inteligentes. Além disso, a tecnologia na agricultura capacita os agricultores a:

  • Coletar dados de uso de água em tempo real com tecnologias de sensoriamento remoto para decisões de irrigação mais inteligentes
  • Tomar ações com base nos dados do sensor para ligar e desligar a água
  • Gerar insights orientados por dados para evitar o uso indevido e a subutilização da água
  • Detectar vazamentos e falhas na tubulação para solucionar problemas e reduzir o desperdício de água

Estes são alguns dos benefícios que a tecnologia 5G oferece para a agricultura e Macnica DHW possui muitas soluções de conectividade para esta demanda.

Os módulos de tecnologia 5G, da Telit e da Quectel, são perfeitos para adicionar conectividade e geolocalização para as soluções IoT que podem ser usadas na agricultura.

Processamento dos dados de agricultura

Outro ponto importante quando falamos em inovação para o agronegócio é o processamento dos dados gerados e coletados pelas soluções IoT, pois não basta apenas mensurar e coletar informações, é preciso tratar e gerar insights a partir destas informações.

E é neste momento que entra em ação as tecnologias de processamento de dados, que pode ser desde microcontroladores da GigaDevice até sistemas próprios desenvolvidos em tecnologia FPGA Intel.

De acordo com a demanda de cada projeto, a melhor tecnologia é indicada pelo time de desenvolvedores da Macnica DHW. Um time que possui mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de projetos que atendem demandas que vão desde produtos com baixo consumo de energia até produtos com alto desempenho de processamento.

Microcontroladores GigaDevice

Os microcontroladores GD32 da GigaDevice possuem alto desempenho, baixo consumo de energia, ótimo custo-benefício e curto prazo de entrega. Eles são perfeitos para uma ampla gama de aplicações, incluindo soluções IoT para a agricultura, controle industrial, interfaces de usuário, acionamentos de motor, monitores de energia e sistemas de alarme, equipamentos de consumo e portáteis, controles solares fotovoltaicos, painéis de touch screen, periféricos de PC e muito mais.

Tecnologia FPGA Intel

A tecnologia FPGA Intel oferece uma grande versatilidade, pois é possível implementar “qualquer” hardware dentro da FPGA. Ou seja, podemos descrever o nosso projeto em linguagem de descrição de hardware e contar com as vantagens desta tecnologia que traz muita velocidade de processamento intrinsecamente.

Inteligência Artificial trazendo ainda mais inovação para a Agricultura

Outro ponto super importante é como a Inteligência Artificial vem trazendo melhorias para a agricultura. Seja processando dados de milhares de sensores, seja trazendo informação para o campo.

E neste ponto, destacamos como a Inteligência Artificial (AI) pode auxiliar na definição de doenças no campo.

Uma das soluções mais disruptivas que a Macnica trouxe para o Brasil é a solução AI da InnerEye que incorpora a inteligência humana diretamente nas redes AI.

Solução que está sendo desenvolvida em parceria com a Embrapa e aplicada na identificação de doenças em folhas de soja.

Na fase de treinamento da rede AI especialistas da Embrapa estiveram na Macnica DHW, em Florianópolis, juntamente com o desenvolvedor da InnerEye para capturar as informações diretamente do cérebro dos especialistas.

Isso trouxe resultados incríveis e que foram destacados pelo especialista da Embrapa, Jayme Barbedo, durante sua participação no Macnicast, o podcast da Macnica DHW, sobre tecnologia.

Estas tecnologias e muitas outras você encontra na Macnica DHW! Um distribuidor inteligente de semicondutores que presta muito mais que o serviço de suporte para os seus clientes, com a Macnica você tem um time de engenharia capacitado para atuar ativamente no desenvolvimento do seu produto.

Entre em contato conosco e saiba como obter as melhores soluções de tecnologia para a agricultura!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.