Você está visualizando atualmente União do Big Data e IoT geram dispositivos ainda mais inteligentes

União do Big Data e IoT geram dispositivos ainda mais inteligentes

Compartilhe

O crescimento do ambiente online está gerando um aumento no fluxo de dados produzidos e o Big Data, como campo de estudo e comportamento, reúne esses dados e através do IoT estimula a criação de dispositivos cada vez mais complexos.

Big Data se tornou uma ferramenta indispensável para reunir um grande volume de informações e gerar conteúdo ou dados, com ênfase em análises avançadas.

A interação entre os usuários no ambiente online, que cresceu absurdamente nos últimos anos, gerou uma série de informações que, atualmente, é trabalhada por diversos setores.

Essas informações, tem a vantagem de crescer em volume, velocidade e variedade cada vez maior. O termo Big Data existe há algum tempo e está ligado a maneira como esses dados são analisados e processados gerando precisão, velocidade, tamanho e estrutura.

A interação entre Big Data e Internet das Coisas- IoT na sigla em inglês, vai influenciar ainda mais o comportamento do consumidor, pois, ambos se convergem para gerar dispositivos inteligentes a partir de dados gerados por todas as pessoas.

Macnica tem em seu portifólio as linhas FogHorn e LiveEarth, plataformas que permitem este tipo de integração de dados que geram resultados incríveis para o cliente, pois além do Big Data, as plataformas tem a possibilidade de visualizar tudo isso num dispositivo móvel e poder tomar decisões não só assertivas, mas muito mais rápidas.

Além da integração dos dados, a FogHorn permite aplicar Inteligência Artificial no dispositivo de borda, o que é essencial em aplicações de baixa latência.

No mesmo sentido, a Live Earth, permite a visualização dos dados anteriores na tela do dispositivo, ou seja, é possível visualizar o que antecedeu determinado sinistro.

Com o crescimento do ambiente online, as pessoas estão permanecendo conectados cada vez mais, resultando em um aumento no fluxo de dados produzidos.

Big Data, como campo de estudo e comportamento, reúne esses dados encontrando valor neles.

O mundo IoT envolve o desenvolvimento de dispositivos que podem se conectar e gerar dados entre si.

A geladeira e a cafeteira poderão se conectar para informar que faltam leite e café e, esse resultado, será fornecido pelo Big Data.

No mercado, já existem sistemas com IoT capazes de gerenciar freezers e geladeiras comerciais, por exemplo, para indicar a falta de estoque, temperatura e falhas ou necessidades de manutenção.

A Macnica possui em seu portifólio muitas linhas que permitem a implementação de soluções que integram os dados gerados na sua casa e os transformam em informação para o usuário (Casas Inteligentes).

Seja na hora de automatizar processos como regular a temperatura da casa para a desejada ou para distribuir o consumo de energia da casa de acordo com o horário do dia, como por exemplo, acionar o sistema de irrigação do jardim a noite. 

Os sensores distribuídos pela Macnica DHW estão presentes em diversos dispositivos agregando tecnologia, aumentando a velocidade de tráfego dessas informações e fazendo com que o Big Data exercite sua alta capacidade de armazenar, processar e obter valor das informações sensoriais coletadas.

O resultado dessa interação irá beneficiar vários setores da economia, tanto os que lidam com dados e informações fornecidas, como aqueles que buscam implementar soluções de Internet das Coisas nos produtos, buscando maior produtividade, eficiência, redução de custos e maior lucratividade.

Pode parecer uma realidade distante e, talvez, algo sem importância que os dispositivos saibam as preferências e tenham informações sobre o comportamento do usuário, porém, este será o futuro da tecnologia.

Os dispositivos irão se conectar e trabalharão juntos para condensar informações relevantes ajudando as pessoas na tomada de decisão, modificando hábitos e até os gastos.

Por isso, o desenvolvimento de tecnologias trabalha a favor das empresas, buscando estratégias para aplicar os dados gerados a todo momento.

A integração entre Big Data e Internet das Coisas- IoT vai gerar uma revolução na maneira como lidamos com a tecnologia no dia-a-dia.

As empresas trabalham para obter informações valiosas sobre hábitos, comportamentos e as necessidades comuns dos consumidores, afinal, este está sendo um dos caminhos para agregar valor ao produto.

A tendência é que o volume de informações geradas cresça ainda mais, já que nos próximos anos bilhões de dispositivos estarão conectados produzindo dados.

Leia também: 

– IEI : Soluções flexíveis e altamente integradas para cidades inteligentes

– IoT – Portos com soluções inteligentes

– Teste para validação do equipamento para controle de aterramentos temporários para redução da falha humana é concluída com sucesso

Para ver mais notícias sobre as soluções oferecidas pela Macnica DHW, clique Aqui

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.