Você está visualizando atualmente O desafio da segurança nas cidades inteligentes

O desafio da segurança nas cidades inteligentes

Compartilhe

O IoT Manager da Macnica DHW, Fabrício Petrassem de Sousa, irá participar no dia 16 de Setembro, às 17 horas, do painel online sobre o tema: Segurança nas Cidades Inteligentes.

O painel que será realizado ao vivo no YouTube e LinkedIn da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), faz parte de uma série de eventos voltada aos profissionais e empresas que estão implementando a indústria 4.0.

Uma cidade inteligente coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão urbana e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã.

Smart Cities favorecem o desenvolvimento integrado e sustentável tornando-se mais inovadoras, competitivas, atrativas e resilientes, melhorando vidas.

Esta é uma definição resumida feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. E você já parou para pensar no desafio da segurança em seus diferentes aspectos nas cidades inteligentes? É exatamente este o recorte da discussão do painel que ocorre no dia 16 de setembro (Quarta-feira), às 17 horas.

O painel “Segurança nas cidades inteligentes” é promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e vai reunir três especialistas no tema: Jean Vogel, diretor do Ágora Tech Park e gestor do Perini City Lab; Igor Freitas, Account Manager da Intel na área de Inteligência Artificial; e o coronel Eduardo Almeida, chefe de gabinete da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e referência no assunto de segurança. A mediação será Fabrício Petrassem Sousa, IoT Manager da Macnica DHW, empresa associada da ABII. A transmissão será ao vivo nos canais do Youtube e Linkedin da ABII, e a participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse.

“Os desafios que são propostos diariamente nas cidades em todo o mundo, causados pela explosão demográfica e consequente aumento da demanda por serviços diversos, envolvem, principalmente, as áreas relacionadas ao bem estar das pessoas.

Neste cenário, o tema segurança ganha destaque em todos os debates e em todas as esferas, pois está diretamente ligado aos princípios e direitos de todo cidadão. Encontrar soluções para este desafio é nossa missão como gestores, empresas de tecnologia, poder público e sociedade civil organizada. Neste painel, vamos trazer a tona questões que impactem nesse processo, e que contribuam para encontrarmos soluções”, ressalta o mediador e também organizador do painel Fabrício Petrassem Sousa.

“Tornar as cidades mais inteligentes significa fazer a vida das pessoas mais simples e agradáveis. E se há um tema dentro deste conceito que é relevante, sem dúvida é o da segurança, pois ninguém se sente bem em um ambiente inseguro. Bons índices de segurança, geralmente vêm associados de bons IDHs, índices econômicos e, no final do dia, de pessoas felizes.

Usar a tecnologia e a inovação para promover a segurança das cidades é determinante para o desenvolvimento de nossa sociedade”, explica o convidado Jean Vogel. “Segurança é fundamental para a percepção de felicidade das pessoas. O Brasil será o melhor país do mundo para se viver se proporcionar segurança para sua população”, complementa o convidado Eduardo Almeida.

Já o convidado Igor Freitas lembra que o avanço da Inteligência Artificial em Visão Computacional, associadas à evolução do poder de processamento em dispositivos na ponta (como câmeras inteligentes, por exemplo), tem democratizado o desenvolvimento de novas plataformas de câmeras de segurança. “Isso tudo está revolucionando as cidades de forma geral e trará um impacto positivo para a sociedade”, acredita.

MACNICA DHW:

A Macnica DHW é a gestora do Perini City Lab, o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado. Saiba mais Aqui.


O quê: painel “Segurança nas Cidades Inteligentes”.
Quando: 16 de setembro, às 17 horas.
Onde: ao vivo nos canais da ABII no

YouTube 

LinkedIn

Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição para receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, acesse este link para fazer sua inscrição.


Conheça os painelistas

Jean Vogel, diretor do Ágora Tech Park
Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, é o atual diretor executivo do Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado em Joinville e um dos idealizadores do Perini City Lab, que permite o uso do ambiente do Perini Business Park para desenvolvimento, testes e demonstração de soluções para cidades inteligentes. Entre 2015 e 2019, atuou como conselheiro, VP de Tecnolgia do CIASC e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina, onde foi responsável pela implantação da Rede Catarinense de Centros de Inovação que o Governo do Estado está construindo. Atualmente, também preside de maneira voluntária o Grupo de Cidades Inteligentes do WTC Sul, iniciativa que faz parte do programa de competitividade da instituição.

Igor Freitas, Account Manager da Intel
Executivo de Contas responsável pelos setores de Indústria e Manufatura, atuando em projetos de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, pela Intel do Brasil. Tem doze anos de experiência no setor de TI em diferentes funções: gestão de parcerias, estratégias GTM e gestão de engenharia. Possui MBA Executivo pelo INSPER, graduado em Tecnologia da Informação e mestre em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Eduardo Almeida, chefe de gabinete da SEFIP, do MCTI
Desde 2019 é chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (SEPLA), transformada em Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP). Foi diretor da Jaguar Consulting, empresa de consultoria com trabalhos realizados para a Boeing Defense and Security, COTECMAR-Colombia, Orbital Engenharia e Microcosm Inc, Rocket Lab USA e Space X; coordenador adjunto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional durante a Copa das Confederações; coordenador da Oficina Temática de Comando e Controle do GT Segurança do Rio de Janeiro para a Copa 2014; coordenador da Câmara Temática de Comando e Controle do GT Segurança das Olimpíadas Rio 2016; coordenador Nacional de Comando e Controle na Secretaria Extraordinária para Segurança dos Grandes Eventos – SESGE; sócio e diretor da empresa Brazilvision; chefe de Estado-Maior do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro – COMDABRA; representante militar da equipe do Brasil na ONU no Grupo de Peritos Governamentais em Desenvolvimento no Campo da Informação e Telecomunicações no Contexto da Segurança Nacional (Defesa Cibernética); chefe do Centro de Guerra Eletrônica – COMGAR; comandante do 1⁰ Grupo de Defesa Aérea; e piloto operacional de Aeronaves de Caça da Força Aérea Brasileira ao longo de duas décadas.

Fabrício Petrassem Sousa, IoT Manager da Macnica DHW
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); administrador de empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG); com MBA em Gestão Empresarial pela Unisul/HSM e especialização em formação de controller pela Unisociesc. Atualmente é IoT Manager da Macnica DHW. Rsponsável pelo planejamento estratégico desta unidade de negócios (IoT Business Unit), incluindo planejamento de marketing e vendas, coordenação da equipe, análise de viabilidade de novos negócios, identificação de oportunidades de negócios, além da gestão do projeto Perini City Lab junto ao Ágora Tech Park. Também é sócio diretor da Soma Indústria e Comércio. Já atuou na Nest Empreendimentos Imobiliários, GTT – Goods That Talk, OneWG Comunicação e Promarket Análise e Pesquisa de Mercado.

Vencendo os desafios da indústria 4.0

A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada “Vencendo os desafios da indústria 4.0”, destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas.

As temáticas dos painéis, que vão até dezembro, estarão ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. Na etapa final, também serão realizados três painéis para apresentar dados e pesquisas realizadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) de Negócios, Tecnologia e Pessoas da ABII.

Nos painéis, o público vai conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização do painel. “Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios”, convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. “Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa”, ressalta.

ABII Live Talks

A primeira série de eventos do ABII Live Talks, realizada entre 10 de junho e 15 de julho, teve cinco painéis, que apresentaram os seguintes debates: como diferentes setores da economia reagiram e estavam atuando durante a pandemia com suporte da tecnologia; que novos modelos de negócio começaram a surgir; como as tecnologias vão ajudar na geração de valor pós-pandemia; e sobre como as pessoas estão lidando com o mundo VUCA que estamos vivenciado, em um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo do que antes. Tivemos ainda um painel que trouxe para o debate o desafio de aumentar a participação de mulheres na liderança de empresas de tecnologia. Se naquela série de eventos o objetivo era discutir o papel da transformação digital na retomada econômica com o público em geral, agora, a ideia é conversar diretamente com os profissionais envolvidos no processo de adoção e implementação da indústria 4.0 para fomentar este avanço.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things). Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (antiga Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

Este material foi produzido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII).

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.