Você está visualizando atualmente FPGAs para projetos espaciais

FPGAs para projetos espaciais

Compartilhe

A Macnica DHW possui uma variedade de soluções voltadas para o desenvolvimento de projetos em hardware, que vão desde sistemas de monitoramento em tempo real até sistemas para transações bancárias.

Um exemplo de projeto desenvolvido é o Sistema Autenticador Fiscal. Um equipamento eletrônico que serve para fiscalizar a compra e venda dos produtos, utilizado nos estados de São Paulo e Ceará.

Entretanto, os projetos podem ir além, e quando digo “além” é além da atmosfera, é ir para o espaço, literalmente.

No nosso portfólio temos as FPGAs da Intel, dispositivo lógico programável que suporta diversas implementações de circuitos lógicos, incluindo processadores embarcados.

Por sua robustez as FPGAs são utilizadas em projetos espaciais como, por exemplo, os satélites e os radares que ficam na órbita da Terra coletando e enviando informações para as bases.

Os satélites são muito utilizados para geolocalização GPS e aferição das condições meteorológicas, mas além destes, os satélites têm um papel importante nas transações financeiras aumentando a segurança da operação.

Ou seja, os satélites e os radares são de extrema importância no nosso dia a dia, por isso a Intel investe muito para manter as FPGAs robustas e eficientes para o funcionamento em órbita.

De forma ampla, o mercado aeroespacial requer soluções robustas e inteligentes. Ou seja, é necessário desenvolver dispositivos que funcionem em ambientes hostis, com exposição à radiação, altas e baixas temperaturas, descargas elétricas, entre outros pontos que atendam às especificações de segurança e desempenho. Tudo isso sem abrir mão de projetos inteligentes.

Algumas aplicações além da robustez aos ambientes precisam oferecer a opção de reprogramação ou atualização no local da instalação, neste caso, as FPGAs Intel são uma ótima solução.

Outra vantagem é a possibilidade de rápida expansão e a implementação contínua dos mais novos algoritmos e topologias de rede neural nas FPGAs.

Por fim, o uso da tecnologia de ponto flutuante com a família de FPGA Stratix da Intel e o processamento de sinal digital de precisão variável (DSP), permite que o projetista defina a precisão necessária para cada estágio do projeto, mantendo a alta eficiência e reduzindo o consumo de energia.

As FPGAs estão presentes em muitos mercados e a Macnica DHW possui a expertise de mais de 10 anos de desenvolvimento de projetos com essa tecnologia, sendo a combinação perfeita para levar o seu projeto para órbita, ou para o mercado o mais rápido possível.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto. 

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.