Casas Inteligentes, precisam de Soluções Inteligentes!

Casas Inteligentes, precisam de Soluções Inteligentes!

Smart Home ou Casa Inteligente consiste na utilização da tecnologia para automatizar e simplificar tarefas realizadas por seus moradores. Dentre as possíveis atividades automatizáveis podemos citar o controle da temperatura e iluminação, ligar e desligar aparelho de som, abrir e fechar janelas e portas, entre tantas outras atividades que visam conforto, tranquilidade e maior segurança para äs pessoas.

Para que uma casa se torne inteligente, é preciso conectar os dispositivos numa central, também conhecida como hub ou concentrador, que é responsável por controlar os dispositivos. Essa conexão pode ser realizada via Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, LoRa e/ou Z-Wave, cada uma com suas particularidades.

A central é o “cérebro da casa” e tem conexão com o aplicativo de controle via internet, ou seja, o usuário pode acessar o sistema da casa através do seu smartphone, tablet e/ou computador. Esta facilidade torna possível configurar, por exemplo, o sistema de climatização para determinada temperatura apenas no horário que a pessoa chega do trabalho. É uma das possibilidades encontradas na Smart Home, basta configurar e usufruir das comodidades.

E se puder ter mais? E se os eletrodomésticos forem inteligentes?

E se a máquina de lavar ou boiler ligarem somente quando a tarifa branca da energia elétrica for a mais barata do dia? Ou se a irrigação for acionada somente de madrugada?

Tudo isso é possível!

Muitas atividades podem ser executadas em horários alternativos se forem automatizáveis. Como o boiler que acionado durante a noite pode gerar um consumo menor de energia. O mesmo ocorre com a máquina de lavar roupa, que pode ser programada e entrar em funcionamento pleno apenas quando a tarifa energética for baixa. Ambas as funcionalidades precisam de acesso à internet para monitoramento da tarifa energética.

A Macnica oferece soluções que possuem processadores Rockchip [1], de baixo consumo e alto desempenho, associados a módulos WLAN [2] [3] [4] de baixo custo, que permitem alta taxa de transmissão de dados. Esta solução permite que o dispositivo busque na internet as informações necessárias para o seu correto funcionamento.  

A solução também pode ser utilizada em outros sistemas, como vídeo porteiro, alarme residencial, rádio relógio, entre outros.