Você está visualizando atualmente Casas Inteligentes, precisam de Soluções Inteligentes!

Casas Inteligentes, precisam de Soluções Inteligentes!

Compartilhe

Smart Home ou Casa Inteligente consiste na utilização da tecnologia para automatizar e simplificar tarefas realizadas por seus moradores. Dentre as possíveis atividades automatizáveis podemos citar o controle da temperatura e iluminação, ligar e desligar aparelho de som, abrir e fechar janelas e portas, entre tantas outras atividades que visam conforto, tranquilidade e maior segurança para äs pessoas.

Para que uma casa se torne inteligente, é preciso conectar os dispositivos numa central, também conhecida como hub ou concentrador, que é responsável por controlar os dispositivos. Essa conexão pode ser realizada via Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, LoRa e/ou Z-Wave, cada uma com suas particularidades.

A central é o “cérebro da casa” e tem conexão com o aplicativo de controle via internet, ou seja, o usuário pode acessar o sistema da casa através do seu smartphone, tablet e/ou computador. Esta facilidade torna possível configurar, por exemplo, o sistema de climatização para determinada temperatura apenas no horário que a pessoa chega do trabalho. É uma das possibilidades encontradas na Smart Home, basta configurar e usufruir das comodidades.

E se puder ter mais? E se os eletrodomésticos forem inteligentes?

E se a máquina de lavar ou boiler ligarem somente quando a tarifa branca da energia elétrica for a mais barata do dia? Ou se a irrigação for acionada somente de madrugada?

Tudo isso é possível!

Muitas atividades podem ser executadas em horários alternativos se forem automatizáveis. Como o boiler que acionado durante a noite pode gerar um consumo menor de energia. O mesmo ocorre com a máquina de lavar roupa, que pode ser programada e entrar em funcionamento pleno apenas quando a tarifa energética for baixa. Ambas as funcionalidades precisam de acesso à internet para monitoramento da tarifa energética.

A Macnica oferece soluções que possuem processadores Rockchip, de baixo consumo e alto desempenho, associados a módulos WLAN de baixo custo, que permitem alta taxa de transmissão de dados. Esta solução permite que o dispositivo busque na internet as informações necessárias para o seu correto funcionamento.  

A solução também pode ser utilizada em outros sistemas, como vídeo porteiro, alarme residencial, rádio relógio, entre outros.  

Quer saber como os processadores da Rockchip podem fazer parte do seu produto, elevando o poder de processamento? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.