Você está visualizando atualmente Benefícios da Manutenção Preditiva na Indústria 4.0
benefícios da manutenção preditiva

Benefícios da Manutenção Preditiva na Indústria 4.0

Compartilhe

Quando se fala em manutenção, você logo pensa em manutenção corretiva e preventiva, ou seja, em fazer reparos depois que o problema acontece e realizar paradas periódicas para avaliar o equipamento? Então, você precisa conhecer os benefícios da manutenção preditiva.

Ela é feita com base na condição do equipamento, vem se destacando cada vez mais e traz muitas vantagens para toda a cadeia produtiva da Indústria 4.0, como, por exemplo, o aumento do lucro e da produtividade. Isso mesmo, ela pode ser uma ótima opção para aumentar a lucratividade da sua empresa.

Conheça, agora, os 7 benefícios da manutenção preditiva e saiba como fazer a implementação na sua empresa.

 

Benefícios da Manutenção Preditiva.

Quais são os benefícios da manutenção preditiva?

Veja abaixo quais são os 7 principais benefícios da manutenção preditiva e saiba por que ela é uma ótima opção para a sua empresa.

1 – Aumento da lucratividade

A manutenção preditiva reduz as paradas na produção para avaliar os equipamentos e os custos com manutenções e reparos. Consequentemente, o lucro da sua empresa aumenta.

2 – Aumento da produtividade

Um dos benefícios da manutenção preditiva é que ela é feita com base na condição das máquinas, o que gera uma disponibilidade maior das máquinas para produção e garante que elas estejam dentro das condições de operação esperadas. Isso faz com que a fábrica produza mais e melhor, ou seja: a produtividade aumenta.

3 – Redução de custos com manutenção

Com a manutenção preditiva, os custos da mão de obra, das peças de reparo, das ferramentas e de outros equipamentos necessários para manter os equipamentos funcionando são substituídos por um sistema que mostra em tempo real a condição das máquinas da fábrica. Com isso, é possível planejar melhor as ações de manutenção, aquisição de suprimento e alocação do pessoal de manutenção, reduzindo os custos.

4 – Redução do número de falhas

O monitoramento em tempo real das condições das máquinas nos traz mais um dos benefícios da manutenção preditiva: a redução do número de falhas inesperadas e catastróficas das máquinas. Dois anos após a implantação, é possível chegar a uma redução de mais de 55%.

5 – Aumento do tempo entre as falhas

Como o monitoramento das máquinas é feito 24h por dia, 7 dias por semana, é possível programar as paradas de acordo com a necessidade: quando uma peça apresenta um comportamento anormal, isso pode ser corrigido antes que uma parada inesperada aconteça. Além de não ter grande impacto na produtividade da sua empresa, esse monitoramento ajuda a aumentar o tempo entre as falhas das máquinas.

6 – Redução do tempo parado das máquinas

Além do número de falhas e do número de paradas, o tempo parado das máquinas também diminui e é mais um dos benefícios da manutenção preditiva. De acordo com dados do Excellence Blog, essa redução pode chegar a 60% do tempo médio para reparo (MTTR).

7 – Aumento da segurança da fábrica

Com a manutenção preditiva, qualquer anormalidade gera um alerta, o que evita acidentes causados por falha destrutiva e que podem resultar em danos pessoais, ambientais e materiais. Isso gera ainda mais segurança para a sua empresa.

Como implementar a Manutenção Preditiva?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da manutenção preditiva, deve estar se perguntando como ter todos eles na sua empresa, não é mesmo? Fique tranquilo, a Macnica DHW trouxe para o Brasil três soluções para implementar a manutenção preditiva utilizando Inteligência Artificial (AI) e levar a Indústria 4.0 para a sua empresa: Senspider, Opta Arduino, PLC Industrialli e ADI OtoSense.

Veja as especificações e aplicações em diferentes mercados de cada uma delas:

    • Senspider: dispositivo compacto capaz de coletar, tratar e processar os dados localmente, utilizando AI e machine learning (ML) e que se destaca pela alta capacidade de coletar dados dos sensores de vibração mais exigentes do mercado.
    • Opta Arduino Proé um micro CLP seguro e fácil de usar com recursos de IoT Industrial (IIoT). Um dispositivo profissional que utiliza o ecossistema aberto e amplamente conhecido do Arduino e as linguagens padrão CLP. 
    • PLC Industrialli: Um CPL robusto desenvolvido para aplicações complexas que não são supridas por modelos convencionais. Traz flexibilidade e conectividade (LoRa, Ethernet, RS485 e USB 2.0) para diferentes aplicações industriais.
    • ADI OtoSense: um sensor inteligente para monitorar motores utilizando AI, que pode ser instalado com o motor em funcionamento e disponibiliza os dados no app mobile e no navegador.

Quer ter todos esses benefícios da manutenção preditiva na sua empresa?

Então, clique aqui, entre em contato com a gente e agende uma conversa com um dos nossos especialistas em Indústria 4.0.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.