Você está visualizando atualmente Roteador robusto para aplicações industriais
Roteador celular compacto para aplicação industrial

Roteador robusto para aplicações industriais

Compartilhe

Roteador robusto para aplicações industriais: Para manter um ambiente controlado de boa qualidade é imprescindível que se tenha roteadores celular industriais robustos, para aplicações no controle de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

Pensando nisso, a Teltonika lançou o RUT 360, que é um roteador celular industrial compacto, que oferece a possibilidade de se conectar à Internet usando redes celulares, Wi-Fi e com fio.

Vale lembrar que o RUT 360 é uma versão atualizada do best-seller RUT240, ambos são voltados para aplicações industriais por terem propriedades robustas e serem excelentes para instalações em ambientes hostis.

Veja uma aplicação do RUT 360,  em sistemas HVAC.

Uso otimizado de recursos em sistemas de HVAC

Qualquer edifício residencial, comercial ou industrial requer um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). Os consumidores geralmente não percebem a importância do HVAC na vida cotidiana, desde que funcione corretamente.

No entanto, sempre que houver alguma falha em qualquer parte do sistema HVAC, os efeitos são sentidos imediatamente.

Como o sistema HVAC não fornece apenas aquecimento e ventilação, mas também garante níveis adequados de umidade, controle de temperatura, remove poeira, odores, bactérias e aumenta a qualidade geral do ar, o funcionamento contínuo desses sistemas é especialmente importante no uso industrial.

Desafios da aplicação:

Os sistemas HVAC têm muitos componentes diferentes inter-relacionados. Se algum deles tiver problemas, todo o sistema pode ser afetado e parar de funcionar.

Embora o sistema em si não exija Internet, adicionar conectividade permite gerenciá-lo remotamente e, como tal, a detecção precoce de qualquer problema no sistema ou mesmo sua prevenção.

Outro desafio está relacionado à eficiência e otimização de recursos. Como você pode imaginar, esses sistemas consomem muita energia e, portanto, fazer alterações baseadas em dados e automação pode resultar em benefícios financeiros e ambientais significativos.

Embora a conectividade com a Internet seja frequentemente limitada em locais industriais remotos, a escolha de um roteador celular garante uma conexão confiável.

Assim, a única maneira de um fabricante ou integrador garantir seu serviço de alta qualidade é quando a solução tem uma conexão estável e ininterrupta. O mesmo se aplica aos benefícios obtidos pela coleta de dados – ela só será consistente se coletada continuamente.

Solução usando o RUT360

O roteador celular industrial RUT360 da Teltonika Networks ( Link LP )se conecta ao sistema HVAC via cabo Ethernet. A conectividade com a Internet permite uma fácil integração com o sistema de gerenciamento de edifícios e gerenciamento remoto da infraestrutura de HVAC.

O RUT360 é um roteador LTE Cat 6 com capacidade de Carrier Aggregation, tornando-o perfeito para cenários de aplicação industrial, onde as opções de conectividade são limitadas.

A agregação de operadora que vem com a funcionalidade LTE-Advanced permite maximizar a largura de banda, mesmo em locais com sinal fraco. Mesmo que esta solução IoT não exija alto rendimento de dados, a Carrier Aggregation garante que a conexão seja estável e confiável.

O Building Management System coleta dados usando o protocolo MQTT e os analisa para previsões e otimização.

Os relatórios fornecem informações valiosas sobre onde a exploração de energia pode ser reduzida e permitem a automatização de processos.

Assim, o gerenciamento remoto é útil para agendar a operação de vários dispositivos e corrigir esses agendamentos de acordo com as necessidades de mudança.

Benefícios da solução

  • Maior eficiência – decisões baseadas em dados ajudam a reduzir o consumo de energia e a operação automatizada mais simplificada do sistema HVAC.
  • Ampla faixa de temperatura – RUT360 é um dispositivo profissional em uma caixa de alumínio resistente, que pode operar em ambientes de -40°C a 75°C.
  • Conectividade confiável – LTE Cat 6 com Carrier Aggregation garante uma conexão estável e confiável.
  • Suporte remoto e serviço de garantia – o acesso remoto aos seus dispositivos economiza tempo de viagem e finanças para os fabricantes, pois eles podem solucionar o problema de seus escritórios.
  • Sistema de Gerenciamento Remoto (RMS) – oferecendo funcionalidades variadas, o RMS não permite apenas o gerenciamento remoto
  • Dispositivos da Teltonika Networks, mas também toda a infraestrutura da solução via RMS Connect. Em caso de perda de eletricidade, ele envia uma notificação de “último suspiro”, o que é crucial para uma reação oportuna.

RUT360: Roteador Celular Industrial LTE CAT 6

O RUT 360 é uma versão atualizada do best-seller RUT240. Este roteador celular industrial compacto oferece a possibilidade de se conectar à Internet usando redes celulares, Wi-Fi e com fio.

O RUT360 é equipado com duas interfaces Ethernet, WiFi 802.11 b/g/n e módulo de celular 4G LTE Cat 6, oferecendo velocidades de dados de até 300 Mbps.

Os recursos exclusivos de programação, monitoramento remoto e segurança tornam o RUT360 perfeito para aplicações IoT e M2M, onde a conectividade segura e confiável é essencial.

Além disso, a funcionalidade de agregação de operadora torna este dispositivo compacto insubstituível em áreas ou aplicações onde as velocidades de dados celulares são limitadas.

Figura 1. RUT360: Roteador Celular Industrial LTE CAT 6.

Características do RUT360:

  • Conexão 4G LTE CAT 6: Velocidades celulares de até 300 Mbps com agregação de operadora
  • Conexão Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • Compacto: Tamanho pequeno, sendo de fácil integração em qualquer lugar
  • Durabilidade: Carcaça de alumínio resistente
  • Segurança: Firewall e vários serviços VPN, incluindo OpenVPN, IPsec, PPTP, L2TP e SSTP
  • RMS: Compatível com Sistema de Gerenciamento Remoto Teltonika

Veja a lista completa das características do RUT360 aqui.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.