Você está visualizando atualmente Intel lança nova versão do software Quartus Prime

Intel lança nova versão do software Quartus Prime

Compartilhe

A INTEL anunciou recentemente as atualizações do Quartus Prime, que chega na sua versão 20.3.

São novos recursos intuitivos que tornam mais fácil projetar com INTEL FPGAs.

Intel Quartus Prime é um software de design de dispositivo lógico programável produzido pela Intel.

Antes da aquisição da Altera pela Intel, a ferramenta era chamada de Altera Quartus Prime, anteriormente Altera Quartus II.

O Quartus Prime permite a análise e a síntese de designs HDL, o que permite ao desenvolvedor compilar seus designs, realizar análises de tempo, examinar diagramas RTL, simular uma resposta do design a diferentes estímulos e configurar o dispositivo alvo com o programmer (programador integrado).

O Quartus Prime permite a implementação descrição de hardware em linguagem VHDL e Verilog, edição no nível de esquemático dos circuitos lógicos e simulação (vector waveform simulation).

O software Intel® Quartus® Prime v20.3 apresenta novos recursos intuitivos que tornam mais fácil para projetar com Intel FPGAs.

  • Regras de projeto do Design Assistant para Síntese, CDC, RDC e timing
  • Melhorias no desempenho da GUI do Platform Designer
  • Suporte para flipflops na compilação ECO
  • Compilações mais rápidas para designs menores †
  • GUI de compilação de Back Annotation
  • Nova aparência e comportamento da Power and Thermal Calculator, bem como introdução da guia Thermal para modelagem térmica
  • Relatórios de compilação novos e atualizados

Com o software Quartus Prime, que é a versão gratuita da ferramenta é possível implementar e utilizar todos os recursos disponíveis nos kits FPGA, baseados em Arria II, Cyclone 10 LP, Cyclone IV, Cyclone V, MAX II, MAX V e MAX 10 FPGA.

Exemplos de Kits que podem usar a nova versão

Kits como o DE10-Lite, baseado em MAX10 que tem vários periféricos para implementação e teste de projetos ou o kit DE1-SoC, baseado em Cyclone V SoC com Dual-core ARM Cortex-A9 (HPS).

Para projetos maiores ou utilizando outras famílias de FPGA Intel a licença da ferramenta precisa ser adquirida, e a Macnica DHW pode atender esta demanda. Se tiver interesse nesta ferramenta, entre em contato conosco.

Fique por dentro também do próximo Treinamento em tecnologia FPGA ALTERA/INTEL que a Macnica DHW irá ministrar. Clique AQUI.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.