Você está visualizando atualmente Inteligência artificial da Retrocausal na indústria plástica
Inteligência Artificial

Inteligência artificial da Retrocausal na indústria plástica

Compartilhe

Ao longo da última década, ocorreram diversos avanços na automação e na digitalização de processos industriais, impulsionados por tecnologias como a inteligência artificial (AI). No entanto, uma parcela significativa do setor de manufatura, no Brasil e no mundo, continua realizando diversas operações manualmente.

Isso acontece até mesmo em empresas que dispõem de altos níveis de investimento e acesso a tecnologias de ponta. Os motivos que justificam a continuidade do trabalho manual são vários. Entre eles, estão o custo elevado para implementar a automação em certos processos e a complexidade do sistema de automação necessário.

Além disso, é comum que produtos muito parecidos, dentro de uma mesma indústria, tenham parte de sua produção totalmente automatizada, enquanto outra ainda é manual. Nesse caso, os motivos são o volume de produção e a sua viabilidade econômica.

Em outras situações, a legislação local ou os incentivos fiscais, como os oferecidos em Zonas Francas, favorecem empresas que geram mais postos de trabalho na região. O resultado é a manutenção das operações manuais, em vez do investimento em automação.

Assim, embora a tecnologia tenha transformado significativamente o cenário da indústria, a coexistência de processos manuais e automatizados é uma realidade que reflete a complexidade das decisões empresariais, dos desafios econômicos e das influências regulatórias em curso na indústria de manufatura.

Trabalho manual na indústria plástica

No Brasil, a indústria plástica e de polímeros é um dos segmentos que mais se destacam. Segundo informações do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ), esse “é o 4º setor que mais emprega no país”.

Entre as diversas aplicações do plástico, se sobressaem os produtos direcionados a outro setor forte e estratégico do país: o da construção civil. Tubos, conexões, eletrodutos, condutores e isolantes são exemplos de produtos plásticos direcionados a esse segmento.

A maior parte da fabricação desses itens tende a ser automatizada, através de injetoras, extrusoras e sopradoras, por exemplo. No entanto, a montagem dos diferentes componentes de um produto plástico ainda costuma ocorrer por meio manual. Entre as etapas que ainda são realizadas manualmente por um operador, podemos citar:

  • retirada de rebarbas dos produtos;
  • encaixe de pequenas peças plásticas ou de outros materiais, como anéis de vedação de borracha ou buchas metálicas;
  • montagem  de produtos;
  • embalagem de um conjunto de itens que formam o produto.

Como aplicar a inteligência artificial em processos manuais da indústria plástica?

A digitalização dos processos na indústria plástica pode ser feita por meio de ferramentas de visão computacional e inteligência artificial. Uma excelente opção é a plataforma Pathfinder, desenvolvida pela Retrocausal e trazida com exclusividade para o mercado brasileiro pela Macnica DHW. Para fazer a sua implementação, não é necessário realizar mudanças intrusivas na infraestrutura, no layout ou nos processos industriais existentes.

Essa ferramenta monitora os postos de trabalho e identifica em tempo real se a sequência de passos correta está sendo seguida pelo operador. Com isso, permite um controle maior da qualidade de todos os itens produzidos e facilita a tomada de decisões.  

Ao identificar métricas, como o tempo gasto em cada etapa e ciclo e os itens e etapas que apresentam o maior número de erros, a plataforma permite que gestores e supervisores reconheçam rapidamente produtos montados de forma incorreta.

Display exibido na plataforma Pathfinder Apollo da Retrocausal com os alertas para o operador. Fonte: Retrocausal.

Evitar esses erros na produção manual evita diversos prejuízos, já que pequenos itens plásticos do segmento tendem a ter baixo valor agregado, e a devolução ou o reembolso ao consumidor pode custar dezenas de vezes o seu preço. Além disso, a falta de qualidade nos produtos prejudica a imagem da marca.

Benefícios da aplicação da inteligência artificial da Retrocausal na produção manual

Cada vez mais, a indústria plástica investe em ferramentas e tecnologias que possibilitem a eficiência operacional, reduzindo custos e defeitos de produção. E a solução de inteligência artificial da Retrocausal é uma excelente escolha nesse momento.

Veja os principais benefícios da ferramenta Pathfinder Apollo para as linhas de produção manual:

  • aumento de até 10% na produção;
  • redução de 60% dos problemas de qualidade de montagem;
  • redução de 44% no tempo de treinamento de novos operadores;
  • melhoria do processo produtivo por meio de métricas e estatísticas;
  • maior controle e gerenciamento das atividades;
  • feedback ao vivo durante o treinamento e a orientação.

Você possui processos de fabricação manual na sua indústria e quer garantir a qualidade dos produtos montados manualmente e conhecer outras soluções e tecnologias para a Indústria 4.0? Clique aqui, entre em contato com a gente e conheça as melhores soluções de inteligência artificial do mercado.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.