As aplicações da agricultura inteligente, ou do inglês smart farming, com base na Internet das Coisas (IoT), não apenas visam operações convencionais de grande porte, mas também podem ser novas alavancas para elevar outras tendências comuns ou crescentes na agricultura, como: agricultura orgânica, agricultura familiar (espaços complexos ou pequenos, espaços específicos para gado e/ou culturas, preservação de variedades particulares ou de alta qualidade), bem como, aprimorar os métodos de produção no campo.
Em termos de questões ambientais, a agricultura inteligente baseada em IoT pode oferecer grandes benefícios, incluindo o uso mais eficiente da água ou a otimização de insumos e tratamentos. Vamos destacar algumas aplicações da agricultura inteligente que utilizam mão de obra robotizada e iluminação especial para espaços controlados de cultivo.
Para garantir um bom crescimento das plantas é preciso utilizar iluminação adequada. De acordo com a cor incidente, a planta pode crescer mais rápido. A fabricante Kodenshi, tem uma vasta linha de LEDs para atender o mercado de agricultura inteligente que utiliza iluminação especial para aumentar o rendimento.
Outro ponto interessante é uso de robôs para auxiliar no cultivo em estufas ou espaços controlados, neste cenário, as soluções de controle de rotação de junta dá movimento a braços mecânicos. Sensores de presença, movimento e colisão permitem que o robô se desloque com autonomia, agilizando o deslocamento da produção no ambiente.