Você está visualizando atualmente Manutenção preditiva
Manutenção preditiva Maior rendimento na produção e menos gasto com manutenção

Manutenção preditiva

Compartilhe

A Indústria 4.0 veio para melhorar os processos produtivos das empresas através de tecnologia de ponta. Assim, através de iniciativas como a manutenção preditiva, é possível aumentar o rendimento da linha de produção. Ou seja, além de produzir mais, as empresas também gastam menos com manutenção de emergência.

Através da instalação de sensores para monitorar as principais máquinas da linha produção é possível implementar a manutenção preditiva. Ou seja, através do monitoramento constante é possível identificar falhas em seu estágio inicial e programar uma parada para manutenção.

Além disso, ter visibilidade das condições da linha de produção permite que se diminua o estoque de peças para a manutenção, visto que, a probabilidade de uma parada não programada será minimizada.

Para fazer isso, é necessário instalar sensores na máquina, coletar e tratar os dados. O tratamento pode ser na nuvem, mas quando o volume de dados é muito alto, a melhor alternativa é tratar os dados localmente. Assim, o edge computing é a melhor alternativa.

Além disso, é necessário pensar no local de instalação do sistema e neste ponto ter um dispositivo compacto é essencial.

Até aqui vimos vários pontos importantes para a definição e implementação de um sistema para manutenção preditiva e, também podemos citar, detecção de anomalias.

Agora vamos ver a solução:

Sistema compacto para manutenção preditiva

Figura 1. Senspider

A Senspider é a melhor unidade de aquisição de dados analógica da classe, com todas as funcionalidades necessárias para aplicações IoT Industrial e Indústria 4.0.

Ela é equipada com 4 slots de interface de sensor para vários tipos de sensores analógicos, possui recursos de computação de borda e interface de rede do sistema em um formato muito pequeno.

A Senspider permite aplicações como manutenção baseada na condição do equipamento com algoritmos de manutenção preditiva e detecção de anomalias.

Além disso, ela também possibilita a aceleração de digitalização de dados de sensores para máquinas industriais, utilizando sua unidade de computação na borda (edge computing) integrada para inteligência artificial (IA) de ponta.

Assim, analisando as características da Senspider, percebe-se que ela é um excelente dispositivo para a Indústria 4.0. Ela é compacta, versátil e permite processamento IA na borda, tudo que uma empresa precisa para transformação digital e aumento da produção.

Leia mais sobre a Senspider em nosso:

Artigo Técnico

Matérias sobre Senspider:

Detecte problemas na linha de produção antes deles ocorrerem.

Economia de tempo e dinheiro são resultados da manutenção preditiva

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.