Você está visualizando atualmente Manutenção preditiva: mercado de geração de energia
mercado de geração de energia

Manutenção preditiva: mercado de geração de energia

Compartilhe

O mercado de geração de energia está em constante evolução. Seja na criação de novos parques ou na implementação de técnicas de manutenção que otimizam a produção do parque, como a manutenção preditiva.

No Brasil, segundo a CNN, a energia eólica é segunda maior fonte da matriz energética do país, ficando apenas atrás da energia hidrelétrica que representa 54% da geração total de energia brasileira.

Neste contexto, destacamos a nossa parceira no setor, a AQTech que é uma empresa que desenvolve produtos de monitoramento de ativos para o mercado de geração de energia.

Dentre os produtos da AQTech, está o Report-fi, uma solução robusta para o monitoramento preditivo de vibração, corrente e temperatura dos ativos presentes nas unidades de geração de energia, visando a implementação das iniciativas da manutenção preditiva.

O Report-fi teve participação ativa da Macnica DHW em seu projeto, tanto na parte de definição dos componentes quanto no desenvolvimento do hardware. Veja todos os detalhes do projeto aqui.

Sistema completo Report-fi (Fonte: AQTech)

o Report-fi traz uma visão do estado dos equipamentos da planta em tempo real, o que é imprescindível para a implementação da manutenção preditiva em usinas geradoras de energia, plantas industriais, tudo isso em conformidade com os mais modernos conceitos da Indústria 4.0.

E o melhor é que o Report-fi faz todo o processamento dos dados localmente, atendendo aos requisitos do mercado de geração de energia eólica, por exemplo, que além de ser muito conservador nem sempre possuem conectividade celular disponível.

Esses são alguns dos pontos comentados pelo Diretor Técnico da AQTech, Tiago Matsuo no bate-papo com o presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa, no primeiro episódio do MacniCast de 2023.

Veja o episódio completo aqui.

Entre em contato conosco para saber como a Macnica DHW pode te ajudar a colocar o seu produto rapidamente no mercado!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.