Você está visualizando atualmente Rastreamento: Prevenção e gerenciamento de riscos em tempo real

Rastreamento: Prevenção e gerenciamento de riscos em tempo real

Compartilhe

IoT está modificando o rastreamento, e consequentemente o transporte de cargas e o gerenciamento de frotas no Brasil.

Prever e gerir risco em tempo real por meio da análise de dados de veículos, cargas e pessoas remotamente, é uma realidade para IoT.

A Internet das Coisas (IoT), está promovendo diversas mudanças na maneira como lidamos com produtos e serviços.

Essa transformação que a sociedade está enfrentando tem proporcionado mobilidade, conectividade, informações compartilhadas, entre outras. Com IoT aplicada ao rastreamento/logística, é possível prever e gerir risco em tempo real e de forma remota por meio da análise de dados de veículos, cargas e pessoas.

Através da Inteligência Artificial é possível obter dados e informações que serão fundamentais para dimensionar os resultados, eliminando os riscos e prejuízos das operações. Para isso, é necessário capturar as informações para compreender padrões de comportamento em trânsito, assim, é possível garantir a eficiência dos negócios.

As soluções para a logística em rastreamento GPS/GNSS com opções de transmissão dos dados via rede celular 2G, 3G, 4G da Quectel e da Telit são ótimas opções para rastreamento de veículos e ativos.

Além das redes celular, redes LoRa podem ser utilizadas para soluções de logística, as linhas Radioenge e Semtech que oferecem soluções de módulos e gateways LoRaWAN para a rápida implementação do seu sistema.

Com os dados de geolocalização podem ser coletados também os dados do ambiente, como temperatura, umidade, luminosidade entre outras informações importantes para o operador tomar decisões. Entretanto, muitas informações podem causar demora na decisão se não forem processadas rapidamente ou não estiverem dispostas de forma clara. Para estas situações as soluções de inteligência artificial e análise de dados da Live Earth e da N3N são essenciais. Com estas soluções os dados coletados são tratados rapidamente, sincronizados e mostrados na tela do operador, nutrindo o gestor de informações ricas e importantes para a tomada de decisão.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.