You are currently viewing IoT em todo lugar
Future cities IOT concept - Smart city and global network concept.Future cities with graphic showing concept of internet of things ( IOT )

IoT em todo lugar

A lista de aplicações para o mercado IoT é enorme e cresce a cada dia. IoT pode estar nas cidades, fábricas, casas, roupas, eletrodomésticos, enfim, IoT em todo lugar!

Com o aumento dos dispositivos conectados na rede, a massa de dados que trafega diariamente cresce exponencialmente.

Isso requer uma banda de dados maior para envio dos dados coletados na borda (edge). Toda esta informação crua necessita de tratamento para virar informação útil ao usuário, e por conta disso, os centros de dados estão ampliando cada vez mais o seu tamanho, o que acaba exigindo maior desempenho deles.

A informação tratada fica armazenada no centro de dados ou retorna ao usuário em forma de tomada de decisão.
Entretanto, esta sequência de passos e a forma de tratamento dos dados vêm mudando.

Muitos dispositivos edge enviam as informações para um gateway que concentra as informações e depois envia para a nuvem.

Existem casos em que o tratamento dos dados é feito na borda, ou seja, o próprio dispositivo sensor é capaz de processar a informação antes de enviar ao gateway ou a nuvem. Sendo assim, não existe uma receita pronta para implementar um sistema IoT.

O que determina como e onde o dado vai ser tratado?


– A aplicação
– A disponibilidade de banda de dados
– A distância entre o dispositivo edge e o servidor, e ainda, 
– Outros fatores como a tecnologia a ser utilizada e o budget disponível para o desenvolvimento. 

Com tantas variáveis é imprescindível conhecer o ambiente onde a tecnologia IoT será utilizada, conheça algumas:

  • Em uma fábrica, os sensores são colocados nas máquinas da linha de montagem para alertar sobre condições operacionais que podem indicar falhas futuras. Assim, evitam-se paradas inesperadas e perda de produtividade, além de eliminar ineficiência de processo e aumentar a segurança dos funcionários.

Leia também:

Detecte problemas na linha de produção antes deles ocorrerem

Indústria 4.0: Temos tudo o que você precisa para automatizar processos e produtos

  • Smart Homes, Sistemas de Segurança, Controle de temperatura e Luminosidade podem ser implementados com tecnologia IoT. Vários sensores monitorando a temperatura, umidade, luminosidade, presença e/ou movimento de pessoas na casa são enviados ao servidor na nuvem e mostrados no seu aplicativo smartphone. Neste cenário você pode decidir e/ou ser alertado sobre acontecimentos na residência estando a quilômetros de distância.

Leia também:

Casas Inteligentes, precisam de Soluções Inteligentes

União do Big Data e IoT geram dispositivos ainda mais inteligentes

  • Além de sua casa, IoT está presente no monitoramento dos nossos sinais vitais. Por exemplo, os smart watches podem monitorar nossos batimentos cardíacos, temperatura corporal, contar passos, entre outros, essas informações podem aparecer diretamente no seu smartphone ou ser enviadas para o seu médico, caso algo esteja fora da normalidade ou alertar outro contato de emergência sobre suas condições de saúde. O que pode ser crucial para um atendimento rápido em caso de acidentes, identificação de doenças baseado nos sintomas, entre outros benefícios ao usuário.

Leia também:

Saiba como obter seu Healthcare Wearable mais rápido

Dispositivos Médicos: IoT atuando na saúde em casa

  • Na agricultura, dispositivos edge podem monitorar diferentes parâmetros da plantação e enviar os dados para o servidor que é capaz de processar e extrair mapas de informações sobre todo terreno. Ou mesmo um operador pode acompanhar seu trajeto de colheita em tempo real no seu trator, diminuindo eventuais perdas. 

Leia também:

IoT : Os benefícios da tecnologia na agricultura

Kodenshi – Agricultura Inteligente

As informações obtidas de drones podem ser aplicadas na agricultura, nas cidades, seja para mapeamento de informações ou rastreamento de objetos. Essas informações podem ser enviadas para a nuvem ou redes inteligentes. 

  • Os data centers, conhecidos por receberem e tratarem milhares de informações também podem usufruir da tecnologia IoT. A manutenção de data centers deve ser mantida em dia e nada como um sistema de monitoramento IoT  para garantir o perfeito funcionamento e avisar de possíveis falhas. 

Leia também:

Soluções de interfaces óticas para provedores

  • O rastreamento de veículos ou objetos também se beneficiam da tecnologia IoT. Neste caso, pequenos módulos são capazes de monitorar características do objeto, além da sua localização. Isso é de grande importância para cargas que precisam ser mantidas em condições de ambiente especial durante o deslocamento.

Leia também:

Como aplicações IoT podem melhorar e automatizar processos no setor de logística

Rastreamento: Prevenção e gerenciamento de riscos em tempo real

  • Quando se fala em segurança, podemos imaginar sistemas de vídeo e alarmes, mas este conceito pode ser expandido para aplicações em campo, como subestações de energia ou linhas de transmissão. Uma manutenção em campo requer muitos passos e garantir que todos os passos estão sendo executados corretamente é essencial para a segurança dos trabalhadores. Sendo assim, a tecnologia IoT conecta pontos de trabalho em campo com a subestação e garante a execução de manobras em segurança. Veja mais sobre este este assunto no Case CGTI.

A lista de aplicações para o mercado IoT é enorme e cresce a cada dia, mas existem alguns pontos que se mantém. Todo produto para aplicação IoT precisa monitorar um ou mais parâmetros (sensoriamento), precisa se comunicar com outros dispositivos (conectividade) e precisa processar as informações coletadas (processamento). 

Para cada uma destas etapas existem muitas possibilidades. O sensor pode ser de temperatura, luminosidade, partículas, pressão, umidade, movimento, imagem, som, entre outros.

A conexão pode ser por Bluetooth, WiFi, ZigBee, LoRa, Sigfox, 3G. O processamento pode ser realizado por microcontrolador, microprocessador, ASSP, ASIC, GPU, FPGA. As

Independente da sua aplicação ser residencial ou industrial, de pequeno ou grande porte, a Macnica DHW oferece todo o suporte para tirar o seu projeto do papel!

Conheça o nosso portifólio de soluções IoT e as nossas fabricantes.

Através destas fabricantes é possível ter acesso ao que há de melhor em sensores, antenas, baterias, carregadores, reguladores ultra-low-power, microcontroladores, microprocessadores, módulos 2G, 3G, 4G, NB-IoT, Lora, Sigfox, ZigBee, módulos GPS, módulos WiFi, Bluetooth, entre outros.

Para mais informações entre em contato conosco: faleconosco@macnicadhw.com.br