Você está visualizando atualmente Módulo de conectividade Wi-Fi e Bluetooh com microcontrolador
módulo de conectividade Wi-Fi e Bluetooh com microcontrolador

Módulo de conectividade Wi-Fi e Bluetooh com microcontrolador

Compartilhe

Se você está desenvolvendo um produto para Internet das Coisas (IoT), você precisa conhecer as opções de módulo de conectividade Wi-Fi e Bluetooh com microcontrolador da Espressif.

Ou seja, ao escolher o seu módulo de conectividade você já leva um microcontrolador embarcado, o que permite que grande parte ou todo o processamento da sua aplicação seja realizado neste único módulo.

Isso se torna uma vantagem para o desenvolvedor da aplicação pois elimina a comunicação entre dois chips (módulo e microcontrolador).

Assim como, para o desenvolvedor do layout da PCB que irá rotear trilhas de apenas um chip, reduzindo a área da PCB.  

Além destas vantagens no desenvolvimento, utilizar apenas um chip para as duas funções resulta em menor custo com os componentes do projeto eletrônico.

E durante todo o desenvolvimento do seu projeto eletrônico você conta com o time de desenvolvedores da Macnica DHW, seja para definir o melhor módulo Espressif, revisar o projeto da sua placa PCB ou até mesmo desenvolver todo ou parte do seu projeto.

SoC ESP32-C61 – chip de conectividade Wi-Fi 6 + Bluetooth 5 (LE)

O SoC ESP32-C61 é um System-on-Chip (SoC) com Wi-Fi 6 + Bluetooth 5 (LE) que segue o sucesso do ESP32-C2 e ESP32-C3, atendendo a demanda do mercado pela tecnologia Wi-Fi 6, oferecendo periféricos otimizados, conectividade aprimorada e maiores opções de memória.

O suporte Wi-Fi 6 é otimizado para dispositivos IoT, e o novo SoC suporta uma largura de banda de 20 MHz para o modo 802.11ax e uma largura de banda de 20/40 MHz para o modo 802.11b/g/n.

O modo 802.11ax suporta recursos como OFDMA, MU-MIMO, que fornecem conexão confiável e de baixa latência, junto com Target-Wake-Time, que é a base de aplicações de consumo de energia ultrabaixo.

Além disso, o Bluetooth 5 (LE) suporta operação de longo alcance por meio de extensão de anúncio e PHY codificado, ao mesmo tempo que suporta 2 Mbps de PHY de alto rendimento. O ESP32-C61 também suportará o protocolo BLE-Mesh 1.1.

Diagrama de blocos ESP32-C61

Sistema e memória

Em termos de CPU, o ESP32-C61 possui um microcontrolador RISC-V single core de 32 bits que pode ter clock de até 160 MHz. Ele possui SRAM on-chip de 320 KB, ROM de 256 KB e funciona com flash Quad SPI.

O SoC introduz suporte para PSRAM com Quad SPI de até 120 MHz, permitindo assim que os desenvolvedores se concentrem no desenvolvimento de aplicativos sem se preocupar com a otimização da memória.

Além disso, a maior disponibilidade de memória também oferece melhor suporte e proteção para atualizações no futuro.

Segurança

Alinhado com a filosofia da Espressif, o ESP32-C61 dá forte ênfase à segurança acessível, incorporando recursos como inicialização segura, criptografia flash e PSRAM, bem como aceleradores criptográficos.

Ele também possui um periférico de assinatura digital baseado em ECDSA em hardware, protegendo assim as chaves privadas do acesso de software. A adição de um Trusted Execution Environment (TEE), usando um bloco de hardware Access Permission Management (APM) e Physical Memory Protection (PMP), proporcionado flexibilidade no gerenciamento de segurança de aplicações.

Periféricos Otimizados

ESP32-C61 abrange periféricos de microcontroladores padrão, como I2C, I2S, SPI, UART, LED-PWM, ADC, Timers e DMA.

Os periféricos especializados incluem o Event Task Matrix para tarefas acionadas por automação de trigger e o comparador Zero-crossing para fácil detecção de cruzamento de zero.

O ESP32-C61 será suportado através IoT Development Framework (ESP-IDF) da Espressif para que o desenvolvedor possa se beneficiar de sua familiaridade com nossa plataforma comprovada em campo que já alimenta milhões de dispositivos conectados.

O ESP-Matter-SDK também incluirá suporte para a criação de produtos habilitados para Matter com ESP32-C61. Com a disponibilidade da PSRAM, a facilidade de desenvolvimento, bem como as aplicações que podem ser suportadas neste produto exclusivo são incomparáveis.

Para desenvolvedores que desejam usar o ESP32-C61 como coprocessador de comunicação com um host externo, o firmware ESP-Hosted e ESP-AT também estarão disponíveis.

Se você estiver interessado na série de SoCs ESP32-C61, entre em contato conosco.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.