Você está visualizando atualmente Gestão de estoque inteligente em mercados e supermercados
gestão de estoque

Gestão de estoque inteligente em mercados e supermercados

Compartilhe

Inteligência automatizada para a gestão de estoque em mercados e supermercados

A Asus IoT e Macnica DHW estão trabalhando num projeto que irá mudar a dinâmica e gestão dos estoques de mercados e supermercados, trata-se de uma solução inteligente, que utiliza uma tecnologia inovadora.

O projeto atualmente em fase de testes, foi especialmente desenvolvido para otimizar a gestão de estoque de perecíveis em mercados e supermercados. Com ele, os estabelecimentos serão beneficiados com uma visão contínua das necessidades de uma ampla gama de produtos. Essa solução promoverá uma eficiência operacional aprimorada e mais lucrativa, ao mesmo tempo em que reduzirá os desperdícios e simplificará a tomada de decisões estratégicas e precisas.

O sistema também realiza a anonimização das imagens, garantindo que durante o processo de coleta para o processamento, nenhuma informação pessoal de funcionários ou clientes seja retida. 

https://lp.macnicadhw.com.br/iot

Cenário atual dos varejistas de alimentos

Os varejistas de alimentos estão enfrentando pressões sem precedentes em um setor cada vez mais competitivo. Garantir que as quantidades adequadas de produtos de alta qualidade estejam sempre disponíveis requer a alocação de pessoal para realizar verificações periódicas do estoque na loja. Além disso, é necessário contar com uma equipe para reavaliar os preços de produtos perecíveis que estão chegando ao fim de sua vida útil, incentivando os clientes a comprá-los.

Em resposta a esses desafios, a ASUS IoT e a Macnica DHW desenvolveram soluções avançadas que permitem às cadeias de supermercados modernizar suas lojas, automatizando procedimentos que antes eram demorados, o que resulta em:

  • Maior eficiência operacional
  • Resposta mais rápida às demandas do mercado
  • Redução do desperdício
  • Aumento da rentabilidade
  • Tomada de decisões mais fundamentadas

A eficácia na reposição de estoque dos supermercados é crucial para o sucesso financeiro. Itens perecíveis, como frutas, legumes, doces e confeitaria, requerem um controle preciso para garantir sua disponibilidade adequada.

Se a reposição for lenta demais, pode resultar em falta de produtos e frustração para os clientes, além de perda de oportunidades de vendas. Por outro lado, uma reposição muito rápida pode levar ao excesso de estoque, expondo produtos de baixa qualidade e desencorajando compras, o que pode prejudicar a reputação da marca do supermercado e reduzir as receitas ou a fidelidade do cliente.

Monitorar regularmente os níveis de estoque de diversos itens requer uma alocação significativa de recursos humanos, aumentando os custos operacionais e desviando o foco de outras tarefas importantes. Além disso, os funcionários ocupados podem não perceber imediatamente a escassez de um produto, resultando em reposição tardia.

Além disso, abordagens manuais estão sujeitas a julgamentos subjetivos que podem não ser precisos. Para evitar esses problemas, os varejistas estão buscando uma abordagem baseada em dados para a tomada de decisões, e é aqui que a nossa solução fará toda a diferença neste segmento.

Operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, esta solução inteligente para mercados e supermercados, oferece uma visibilidade contínua para acompanhar e responder às flutuações nos níveis de estoque de diferentes tipos de produtos, garantindo que sejam mantidos sempre em níveis ideais.

Através da utilização de aquisição de dados e hardware acelerador de IA, combinados com a análise de IA do gerente de loja ASUS IoT, conseguimos eliminar conjecturas no reabastecimento de mercadorias e basear esta atividade em dados concretos.

Essa tecnologia é complementada pela interface do usuário e recursos de painel desenvolvido pelo time especialista em software da Macnica DHW. O resultado é uma plataforma totalmente escalável de ponta a ponta, pronta para ser implantada em qualquer ambiente de loja, que pode ser configurada rapidamente de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Por meio de uma interface intuitiva, os gerentes de loja podem delimitar polígonos em múltiplas regiões de interesse para cada unidade de câmera de monitoramento de estoque. Essas áreas de interesse são associadas a produtos específicos.

Ao confiar na visão computacional em vez de sensores de nível nos recipientes, conseguimos obter dados mais precisos sobre a quantidade de itens. Com base em parâmetros como tamanho e média diária de vendas, é possível definir um limite de preenchimento para cada recipiente de produtos sem código de barras.

Por exemplo, o limite para melancias pode ser significativamente diferente do das bananas, considerando que as melancias são maiores e vendidas com menos frequência, mas menos unidades enchem um recipiente. Os gerentes de loja podem ajustar facilmente esses limites conforme necessário.

A captura regular de imagens possibilita determinar os níveis de produtos quase em tempo real, graças ao refinado reconhecimento de imagem e aos algoritmos de IA de aprendizagem profunda desenvolvidos pela ASUS IoT e integrados pela Macnica DHW.

Por meio do aplicativo associado ao sistema, os funcionários da loja recebem alertas em seus smartphones ou PDAs quando determinados itens precisam ser reabastecidos. Por exemplo, se o nível de frutas em um recipiente cair abaixo do limite predefinido, um alerta será acionado no aplicativo. Um membro da equipe pode então reagir, reabastecendo o recipiente com mais daquela fruta. Além disso, o intervalo entre os reabastecimentos de produtos pode ser monitorado através de um contador exibido na interface do usuário.

A solução ASUS Smart Replenishment baseada em IA está preparada para o futuro. Além de ser simples de instalar, uma vez em operação, requer apenas o mínimo de manutenção por parte do integrador de sistemas.

Além da modernização do processo de reabastecimento, a capacidade de fazer alterações rápidas nos preços dos produtos é outra dimensão importante a ser considerada. Nesse aspecto, os algoritmos ASUS IoT mais uma vez aproveitam os dados adquiridos para tornar as operações mais eficientes e minimizar os custos de recursos humanos.

Por exemplo, se for determinado que os produtos em determinados recipientes precisam ser vendidos até o final do dia para evitar deterioração da qualidade, suas etiquetas de preços eletrônicas podem ser atualizadas dinamicamente para refletir os descontos aplicados. Isso também permite que a descrição de um recipiente seja alterada caso seja preenchido com um tipo diferente de produto.

A Macnica DHW é também responsável pelo design do sistema de automação que identifica as etiquetas de preço por meio de um algoritmo de IA e as correlaciona com o produto correspondente, garantindo que o preço correto seja sempre exibido.

Quer saber mais sobre esta solução inteligente que vai transformar a gestão de estoque de mercados e supermercados? Entre em contato conosco.

https://lp.macnicadhw.com.br/iot

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Compartilhe