Você está visualizando atualmente Desenvolvimento de projeto da CERTI contou com a parceria da Macnica DHW

Desenvolvimento de projeto da CERTI contou com a parceria da Macnica DHW

Compartilhe

O time de engenheiros da Macnica trabalhou no desenvolvimento de roteiros de teste de hardware para validação de equipamentos eletrônicos do Centro de Excelência em Sistemas e Produtos Aeronáuticos

Para garantir a segurança nos sistemas aeronáuticos, o desenvolvimento de novos produtos exige que o hardware seja robusto, confiável e seguro. Muitas normas devem ser seguidas e produtos precisam passar por diversos testes antes de serem aprovados.

Neste contexto, a Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), desenvolveu a estruturação de um centro de excelência com capacidade e infraestrutura para implantar o processo de desenvolvimento de sistemas e produtos controladores eletrônicos de alta confiabilidade com aplicação para o setor aeronáutico e contou com a parceria do time de engenheiros da Macnica DHW.

Dentro do projeto, a Macnica atuou no desenvolvimento de roteiros de teste de hardware para validação de equipamentos eletrônicos aeronáuticos, baseados, principalmente, na norma DO-160. O desenvolvimento dos roteiros visa acelerar o processo de desenvolvimento de um hardware robusto, confiável e seguro, em convergência com os ensaios que serão realizados no equipamento.

O desenvolvimento de métodos de teste e sua aplicação possibilita que os equipamentos projetados atinjam a maturidade de um produto final ainda durante a fase de desenvolvimento, reduzindo o custo e o tempo para inserção no mercado. No cenário aeronáutico, a agilidade no desenvolvimento de equipamentos de alta confiabilidade mostra-se fundamental, dado o grande número de ensaios que serão realizados.

Como exemplo, podemos citar a validação das fontes de alimentação projetadas para o equipamento. Nesse caso, desenvolveu-se um grande número de testes que, ao serem aplicados, deram o feedback necessário para atender o alto nível de confiabilidade e robustez necessário em aplicações aeronáuticas. É importante destacar a excelente performance das fontes projetadas utilizando itens Linear/Analog Devices, bem como, o rápido e eficaz suporte quando solicitado.

know-how em hardware do time de desenvolvimento, associado ao suporte da Analog Devices, foi imprescindível para o sucesso do trabalho.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.