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Container ship carrying container for business freight shipping import and export, Aerial view container ship arriving in commercial port.

IoT – Portos com soluções inteligentes

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Portos com soluções inteligentes, trazem grandes resultados.

Os navios são a espinha dorsal da indústria comercial, aproximadamente 90% de todos os produtos que acabam nas mãos dos consumidores foram transportados por navio. Em um único dia, cerca de 20 milhões de contêineres são transportados pelos oceanos. (Fonte: www.liveearth.com)

Com tantos contêineres circulando, seja no mar, no porto ou nas rodovias, é preciso garantir que os produtos cheguem ao seu destino em segurança. Fazendo algumas análises do funcionamento de um Porto, podemos destacar alguns processos que podem ser automatizados, trazendo um ganho muito grande para o dia-a-dia das operações.

Como é feito hoje: contêineres do tipo “Dry

Os contêineres do tipo “Dry” têm lacres de segurança que fornecem as informações do seu conteúdo, origem e destino. A checagem das informações são feitas manualmente pelo operador no porto e no seu destino.

Como melhorar o processo: 

Para melhorar este sistema, a Macnica DHW possui inúmeras soluções, como por exemplo, utilizar lacres que possuem  informações compartilhadas via RFID e que terão a leitura de dados automatizada.

Como é feito hoje: contêineres do tipo “Reefer

Já os contêineres do tipo “Reefer” (cargas refrigeradas), além do lacre de segurança, possuem um sistema de monitoramento das condições ambiente interna. O dispositivo datalog monitora e salva as informações de temperatura, umidade e condições atmosféricas. Ao chegar no destino, estes dados são lidos e avaliados. 

Como melhorar o processo:

Utilizando um sistema com comunicação satélite e GPS, os dados podem ser monitorados em tempo real, além de contar com a sua geolocalização. Estas informações podem evitar que os produtos se percam por um mau funcionamento do sistema, ou seja, alertas sobre as condições anormais são enviados para que os operadores possam agir rapidamente.

Em ambos os tipos de contêineres, um sistema de abertura da porta é interessante, visto que, o lacre pode ser violado. Este sistema pode alertar se houver comprometimento dos produtos transportados, além de identificar uma possível causa na variação das condições internas do contêiner reefer.

Outro fator importante na segurança dos contêineres é o ambiente onde ele se encontra, ou seja, um sistema de segurança patrimonial. Um dos pontos neste quesito seria garantir que o sistema contra incêndio esteja ativo e seja capaz de identificar focos de fumaça logo no inicio. (prevenção de incêndio

Além disso, um sistema de câmeras para identificação de pessoas não autorizadas no perímetro reforça a segurança patrimonial dentro dos portos. Atualmente, sistemas de monitoramento constituem-se de várias câmeras dispostas em telas na sala de monitoramento e o operador é quem decide e identifica pessoas não autorizadas. Um sistema de análise de imagem e alerta pode tornar este sistema muito mais efetivo. Ou seja, um sistema de identificação facial que consulte as credenciais do colaborador e mostre uma sinalização positiva ou negativa de acordo com o status. 

Embora muitos sistemas deste tipo sejam implementados na nuvem, eles podem ser implementados na borda, garantindo a segurança dos dados localmente e diminuindo a latência. (reconhecimento facial)

Todas essas soluções visam à segurança dos contêineres dentro e fora dos portos.

Outra importante ferramenta para os portos ou grandes depósitos, é a visualização macro de todo o ambiente  Você já imaginou ter todas essas informações em uma tela de computador? Poder visualizar todos os contêineres, seus status e o ambiente ao seu redor em um único lugar?

Isto é possível utilizando a solução Live Earth, uma plataforma que concentra todos os dados do porto, dos contêineres, câmeras de vídeo, sistemas de incêndio, além dos dados de clima. Com todas estas informações sincronizadas numa tela, é possível criar alertas, tomar decisões com mais propriedade e agilidade, visualizar o histórico do porto, enviar vídeos em tempo real para as autoridades em caso de sinistro, entre outras vantagens.

Esta solução IoT dentro dos portos traz mais segurança, visibilidade e economia para os gestores, uma vez que tomar a decisão certa no momento certo faz toda a diferença quando se fala de um mercado tão grande quanto o transporte marítimo. 

A Macnica DHW tem um portifólio de produtos e soluções, cujo o principal objetivo é aumentar a produtividade, reduzir perdas e aumentar a competitividade, seja em processos ou produtos. 

Saiba mais Aqui sobre Live Earth, esta plataforma de visualização de dados em tempo real para tomada de decisão. 

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Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.