Intel lança nova versão do software Quartus Prime

Intel lança nova versão do software Quartus Prime

A INTEL anunciou recentemente as atualizações do Quartus Prime, que chega na sua versão 20.3.

São novos recursos intuitivos que tornam mais fácil projetar com INTEL FPGAs.

Intel Quartus Prime é um software de design de dispositivo lógico programável produzido pela Intel.

Antes da aquisição da Altera pela Intel, a ferramenta era chamada de Altera Quartus Prime, anteriormente Altera Quartus II.

O Quartus Prime permite a análise e a síntese de designs HDL, o que permite ao desenvolvedor compilar seus designs, realizar análises de tempo, examinar diagramas RTL, simular uma resposta do design a diferentes estímulos e configurar o dispositivo alvo com o programmer (programador integrado).

O Quartus Prime permite a implementação descrição de hardware em linguagem VHDL e Verilog, edição no nível de esquemático dos circuitos lógicos e simulação (vector waveform simulation).

O software Intel® Quartus® Prime v20.3 apresenta novos recursos intuitivos que tornam mais fácil para projetar com Intel FPGAs.

  • Regras de projeto do Design Assistant para Síntese, CDC, RDC e timing
  • Melhorias no desempenho da GUI do Platform Designer
  • Suporte para flipflops na compilação ECO
  • Compilações mais rápidas para designs menores †
  • GUI de compilação de Back Annotation
  • Nova aparência e comportamento da Power and Thermal Calculator, bem como introdução da guia Thermal para modelagem térmica
  • Relatórios de compilação novos e atualizados

Com o software Quartus Prime, que é a versão gratuita da ferramenta é possível implementar e utilizar todos os recursos disponíveis nos kits FPGA, baseados em Arria II, Cyclone 10 LP, Cyclone IV, Cyclone V, MAX II, MAX V e MAX 10 FPGA.

Exemplos de Kits que podem usar a nova versão

Kits como o DE10-Lite, baseado em MAX10 que tem vários periféricos para implementação e teste de projetos ou o kit DE1-SoC, baseado em Cyclone V SoC com Dual-core ARM Cortex-A9 (HPS).

Para projetos maiores ou utilizando outras famílias de FPGA Intel a licença da ferramenta precisa ser adquirida, e a Macnica DHW pode atender esta demanda. Se tiver interesse nesta ferramenta, entre em contato conosco.

Fique por dentro também do próximo Treinamento em tecnologia FPGA ALTERA/INTEL que a Macnica DHW irá ministrar. Clique AQUI.