Você está visualizando atualmente Imersão 5G: saiba o que rolou no evento realizado pelo Perini City Lab
Imersão 5G

Imersão 5G: saiba o que rolou no evento realizado pelo Perini City Lab

Compartilhe

Na última quinta-feira (08), o Perini City Lab realizou o evento Imersão 5G, em Joinville, com o objetivo de levar o assunto de forma técnica e aprofundada aos gestores públicos e privados da região.

O evento iniciou com as apresentações do Gerente de IoT&AI da Macnica DHW, Fabrício Petrassem, do Diretor Executivo do Join.Valle, Fabiano Dell’Agnolo e do CEO do grupo Perini AL, Marcelo Hack, que destacaram a importância da discussão do tema sob a ótica do setor privado e a realidade enfrentada pelo setor público para a implementação da tecnologia.

A mediação dos blocos técnicos foi realizada pelo líder GT para o 5G da Associação Catarinense de Tecnologia da ACATE, Fernando Gomes de Oliveira. O primeiro painel denominado “As ações do setor público para o 5G em Santa Catarina” trouxe ao palco o Diretor Executivo do Consórcio CIGA, Gilsoni Lunardi, o vereador e autor do “marco regulatório do 5G” em Joinville, Alisson Julio, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville e representante da AMUNESC, Fernando Bade, além do gerente da unidade operacional da Anatel em Santa Catarina, Stevan Grubisic, de forma remota.

Neste primeiro bloco, Stevan apresentou o trabalho desenvolvido pela Anatel nos últimos anos e os principais números alcançados no conhecido “leilão do 5G”. Já Alisson e Fernando Bade discorreram sobre o processo de criação da legislação para a tecnologia como o município se porta diante da chegada do 5G.

Já o segundo bloco denominado “As oportunidades do 5G para a indústria e para a sociedade” contou com a presença do Diretor da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial e CEO da i3C, Evandro Eckile, do presidente da câmara de smart cities da FIESC, Jean Vogel, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Governo do Estado, através da pessoa de Moris Kohl, além do engenheiro da TIM Brasil, Marcelo Benthiem, de forma remota.

No terceiro painel, “Casos de uso de redes privadas 5G”, se fizeram presentes o Associate Partner da Kyndryl, Mauro Periquito, Presidente do INOVA Jaraguá do Sul, Gustavo Pacher, o CEO do Armazém Cloud, Marcos Stefano, o Managing Director da Accenture e fundador da Pollux, José Rizzo Hahn Filho, além do FAE da Macnica DHW, Gustavo Leão Moreira.

Painel “Casos de uso de redes privadas 5G” no evento Imersão 5G.

Alguns dos assuntos abordados no painel foram a segurança de dados de redes industriais, edge computing para a indústria e para o agronegócio.

Para finalizar o evento, Fabrício e Fernando Gomes apresentaram a pesquisa de maturidade para a adoção do 5G que foi realizada durante o último mês pelo Perini City Lab, além de apresentar o ofício que será enviado às operadoras de telefonia solicitando a implantação da rede pública do 5G em Joinville em 2023.

Imersão 5G | Transformando cidades e indústrias em ambientes inteligentes

Para a realização desse evento o Perini City Lab contou com o patrocínio da Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e com o apoio institucional do Ágora Tech Park. Apoiaram também o Imersão 5G: ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, Verticais de Manufatura 4.0 e Smart Cities da ACATE, Câmara de Smart Cities da FIESC, Join.Valle e IlhaHub de Inovação.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.