You are currently viewing Carros conectados

Carros conectados

Compartilhe

Quando pensamos em carros conectados, automaticamente pensamos em aplicações IoT automotivas.

No entanto, a tecnologia IoT vai além de adicionar conectividade ao veículo, ela também traz mais eficiência e desempenho aos veículos, características que estão presente nos produtos da MagnaChip. A fabricante apresenta soluções de potência que visam o alto desempenho dos produtos por um ótimo custo-benefício.

Lançado em 1996, o OnStar da GM, literalmente salvou vidas com seu serviço de conectividade, pois permitia o rastreamento da localização por GPS e comunicação no veículo.

Atualmente, os carros conectados abrangem mais do que apenas rastreamento de localização. O 3rd Generation Partnership Project (3GPP, que unifica várias organizações e padrões de telecomunicações) estabeleceu uma base para a conexão de veículos: Cellular Vehicle-to-Everything (também conhecido como C-V2X).

O padrão suporta o futuro dos carros conectados e permite compatibilidade com versões anteriores. Existem dois modos de operação com C-V2X: dispositivo para dispositivo e dispositivo para rede.

Dispositivo a dispositivo oferece suporte a comunicação do tipo veículo a veículo (V2V), veículo a infraestrutura (V2I) e veículo a pedestre (V2P).

Estes tipos de comunicação significam mais do que apenas carros conectados; eles tornam estradas conectadas por meio de inovações como prevenção de colisões, semáforos inteligentes e alertas de segurança para pedestres e ciclistas.

Dispositivo para rede oferece suporte à comunicação de veículo para rede (V2N) por meio de redes celulares, permitindo que serviços em nuvem sejam incluídos nessas soluções ponta a ponta, bem como relatórios e roteamento de tráfego em tempo real.

Com uma conexão a rede celular, os próprios veículos podem oferecer suporte a recursos de streaming de dados.

Assim, os veículos podem coletar e enviar dados para a nuvem, fomentando melhorias no próprio desempenho dentro das cidades, corroborando para inciativas de smart cities.

O futuro das aplicações IoT automotivas

Aqui apenas trazemos uma breve apresentação de aplicações IoT na indústria automotiva, na qual percebemos o quanto esta tecnologia permite maior controle e compreensão dos veículos.

Para que as tecnologias sejam aplicadas não basta apenas adicionar um dispositivo de comunicação celular ao veículo, pois as questões de consumo de energia e tamanho do produto devem ser levadas em consideração.

Neste quesito, a MagnaChip oferece muitos itens de potência, ou seja, semicondutores desenvolvidos para aplicações automotivas com alto desempenho, tamanho pequeno, além de ótimas condições de compra e tempo de entrega dos produtos.

No portfólio da MagnaChip encontra-se produtos como Mosfets para alta, média e baixa tensão, IGBTs, drivers e reguladores lineares. Uma lista de produtos que atende tanto aplicações IoT quanto aplicações automotivas after-market.

Por que escolher a MagnaChip?

Os produtos da MagnaChip são produzidos pela própria empresa e, além disso, são eco-friendly, características que deixam os produtos otimizados para diversas aplicações, que vão desde eletrodomésticos até a indústria automotiva e de energias renováveis.

  • Solução de energia eco-friendly

Com a função de dissipação de calor significativamente aprimorada e uso reduzido de energia, as soluções de gerenciamento de energia aumentam a estabilidade do sistema sem comprometer o desempenho e a economia – um benefício real para os clientes e para o meio ambiente.

  • Conhecimento tecnológico próprio

Desde 2008, a Magnachip desenvolve a tecnologia de processo para fabricar internamente, os produtos discretos e CIs.

A MagnaChip tem melhorado a produtividade e a qualidade em linhas de produção de wafer de oito polegadas. Com conhecimento da tecnologia e instalações avançadas, a fabricante desenvolve soluções de potência de qualidade, dando aos desenvolvedores uma verdadeira vantagem competitiva.

Entre em contato conosco para definir qual a melhor solução automotiva para a sua aplicação, nosso time de desenvolvimento irá lhe auxiliar em todo o desenvolvimento do seu produto.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.