Na última semana, a Macnica DHW, através do seu Gerente de IoT, Fabrício Petrassem Sousa, e dos Account Managers, Fernando Guerra e Francesco Guidotto, visitou o Smart Campus Unicamp, em Campinas.
A visita teve como intuito conhecer a unidade e os projetos ligados a Smart Cities, buscando aproximar e conectar o que vem sendo feito em Campinas com o projeto do Perini City Lab – iniciativa coordenada pela Macnica DHW no Perini Business Park em Joinville/SC.
Durante a visita, muitos pontos em comum foram encontrados entre o Perini City Lab e o Smart Campus, e uma parceria futura poderá ser estabelecida.
Sobre o Perini City Lab:
O Perini City Lab está localizado em Joinville (SC), e tem como objetivo servir de laboratório para Soluções IoT e IA, voltadas para Smart Cities.
O Perini City Lab é o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes – um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América Latina, coordenado pela Macnica DHW.
Neste ambiente, que simula as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities.
Durante a visita foi possível conhecer:
- Instituto de Computação (IC): Apresentado pela Professora Juliana Freitas Borin, que mostrou alguns projetos em andamento, como o projeto do estacionamento e alguns laboratórios de pesquisas.
- Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC): Apresentada pelo Professor Leandro Manera, que mostrou o projeto de iluminação/telemetria (15 postes), projeto de sensor cold chain, e alguns laboratórios da FEEC.
- Espaço Plasma: Novo coworking e espaço maker aberto a toda a comunidade da Unicamp, inaugurado em Novembro deste ano.
- Sala-sede do Smart Campus: Apresentada pelo Rafael Pereira de Souza, um dos coordenadores do Smart Campus. Na ocasião foi apresentado o projeto Circulino, de monitoramento das rotas de ônibus do Campus
A UNICAMP possui cerca de 40 mil alunos, 5 mil professores e 5 mil servidores. “O Campus pode ser comparado a uma pequena cidade, e tem muito potencial para o desenvolvido destes projetos, não só pelos laboratórios, mas por toda sua infraestrutura, além de ter muitas empresas ao seu entorno”, destacou Fernando.
O próximo encontro entre a Macnica e os coordenadores do projeto Smart Campus deverá ocorrer no Perini City Lab.
Leia também:
Cidades inteligentes: IoT a serviço da segurança
IoT e o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil
Cidades Inteligentes: Viva para a Vida realiza teste piloto da sua operação
Lideranças empresariais do WTC-Sul se reúnem com o vice-prefeito eleito de Florianópolis