You are currently viewing Smart Cities: Representantes da Macnica DHW visitam o Smart Campus Unicamp
Durante a visita, muitos pontos em comum foram encontrados entre o Perini City Lab e o Smart Campus, e uma parceria futura poderá ser estabelecida.

Smart Cities: Representantes da Macnica DHW visitam o Smart Campus Unicamp

Compartilhe

Na última semana, a Macnica DHW, através do seu Gerente de IoT, Fabrício Petrassem Sousa, e dos Account Managers, Fernando Guerra e Francesco Guidotto, visitou o Smart Campus Unicamp, em Campinas.

A visita teve como intuito conhecer a unidade e os projetos ligados a Smart Cities, buscando aproximar e conectar o que vem sendo feito em Campinas com o projeto do Perini City Lab – iniciativa coordenada pela Macnica DHW no Perini Business Park em Joinville/SC.

Durante a visita, muitos pontos em comum foram encontrados entre o Perini City Lab e o Smart Campus, e uma parceria futura poderá ser estabelecida.

Espaço Plasma

Sobre o Perini City Lab

O Perini City Lab está localizado em Joinville (SC), e tem como objetivo servir de laboratório para Soluções IoT e IA, voltadas para Smart Cities.

O Perini City Lab é o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes – um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América Latina, coordenado pela Macnica DHW. 

Neste ambiente, que simula as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities.

Durante a visita foi possível conhecer:  

  • Instituto de Computação (IC): Apresentado pela Professora Juliana Freitas Borin, que mostrou alguns projetos em andamento, como o projeto do estacionamento e alguns laboratórios de pesquisas.  
  • Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC): Apresentada pelo Professor Leandro Manera, que mostrou o projeto de iluminação/telemetria (15 postes), projeto de sensor cold chain, e alguns laboratórios da FEEC. 
  • Espaço Plasma: Novo coworking e espaço maker aberto a toda a comunidade da Unicamp, inaugurado em Novembro deste ano. 
  • Sala-sede do Smart Campus: Apresentada pelo Rafael Pereira de Souza, um dos coordenadores do Smart Campus. Na ocasião foi apresentado o projeto Circulino, de monitoramento das rotas de ônibus do Campus  

A UNICAMP possui cerca de 40 mil alunos, 5 mil professores e 5 mil servidores. “O Campus pode ser comparado a uma pequena cidade, e tem muito potencial para o desenvolvido destes projetos, não só pelos laboratórios, mas por toda sua infraestrutura, além de ter muitas empresas ao seu entorno”, destacou Fernando.  

O próximo encontro entre a Macnica e os coordenadores do projeto Smart Campus deverá ocorrer no Perini City Lab.

Leia também:

Cidades inteligentes: IoT a serviço da segurança

IoT e o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil

Cidades Inteligentes: Viva para a Vida realiza teste piloto da sua operação

Lideranças empresariais do WTC-Sul se reúnem com o vice-prefeito eleito de Florianópolis

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.