Você está visualizando atualmente A evolução do sistema de segurança por videomonitoramento
sistema de segurança por videomonitoramento

A evolução do sistema de segurança por videomonitoramento

Compartilhe

Seu negócio possui um sistema de segurança por videomonitoramento? Então, você certamente conhece os desafios que podem surgir no dia a dia para garantir a eficácia desse serviço. Vamos falar sobre eles a seguir, além de apresentar a você uma solução para resolvê-los.

Principais desafios de um sistema de segurança por videomonitoramento eficaz

Falhas técnicas

Os sistemas de videomonitoramento podem sofrer falhas técnicas, como câmeras quebradas, problemas de conexão ou software defeituoso. Essas falhas podem comprometer a capacidade do sistema de capturar eventos de segurança.

Ângulos mortos

Mesmo com várias câmeras, é possível que existam ângulos mortos nos quais atividades suspeitas podem passar despercebidas. Dessa forma, planejar a disposição das câmeras de forma eficaz é crucial para um sistema de segurança por videomonitoramento eficiente.

Gravações de baixa qualidade

A qualidade das gravações de vídeo é fundamental para identificar pessoas e eventos com clareza. Câmeras de baixa resolução ou problemas de iluminação podem resultar em gravações inúteis.

Armazenamento ineficiente

A gestão do armazenamento das gravações de um sistema de segurança é um desafio, especialmente em empresas que geram grandes volumes de dados em vídeo. É importante garantir que as gravações sejam armazenadas de forma eficiente e estejam disponíveis quando necessário.

Monitoramento em tempo real

Ter uma equipe para monitorar as câmeras em tempo real pode ser caro e desafiador, especialmente em empresas de menor porte. Com isso, as chances de que algo passe despercebido nas câmeras é maior.

Treinamento da equipe

Além de contar com uma equipe especialmente para o monitoramento das câmeras, é preciso que eles sejam treinados para isso. Garantir que os funcionários saibam como interpretar gravações e responder a incidentes é fundamental para a assegurar a segurança do ambiente.

Como a inteligência artificial pode ajudar a encarar esses desafios

Para atender plenamente as necessidades do mercado, a Macnica DHW, multinacional japonesa presente no Brasil desde 2012, trouxe com exclusividade a solução de inteligência artificial (IA) da Icetana parasistema de segurança por videomonitoramento.

Essa solução tem muitas vantagens e benefícios em comparação com as opções atualmente disponíveis no mercado. Sua principal característica é o aprendizado de máquina (do inglês, machine learning), ou aprendizado contínuo.

À medida que monitora eventos, a solução de IA da Icetana aprimora sua capacidade de distinguir o que é considerado comum e identificar o que é potencialmente suspeito. Assim, a tecnologia se diferencia das soluções de IA pré-treinadas, que se limitam ao que foram originalmente projetadas para reconhecer.

A solução de AI da Icetana capacita a equipe por trás da câmera para proteger as pessoas na frente da câmera.

Vantagens da solução de IA da Icetana para sistema de segurança por videomonitoramento

A seguir, destacamos alguns pontos que fazem da solução de IA da Icetana uma tecnologia realmente inovadora e com diversas vantagens para um sistema de segurança por videomonitoramento.

  • Como mencionamos, essa solução tem como principal característica o aprendizado contínuo. Isso significa que quanto mais monitora eventos, mais aprende o que é comum e o que é incomum. Ao contrário de uma IA pré-treinada, que só reconhece aquilo para o qual foi proposta (por exemplo: se for treinada para reconhecer pessoas, não irá reconhecer carros e cachorros), a tecnologia da Icetana detecta tudo o que for incomum, mesmo que não tenha sido treinada anteriormente para isso, pois seu aprendizado é contínuo.
  • Classifica automaticamente diversos eventos, fazendo com que o operador possa agir rapidamente.
  • A solução de IA da Icetana se destaca na identificação de eventos verdadeiramente excepcionais, reduzindo a exibição de tela para o operador a menos de 2% do total de imagens disponíveis. Esse enfoque proporciona mais eficiência na detecção de situações de risco, permitindo que o operador se concentre exclusivamente nas ocorrências relevantes, evitando distrações com outras imagens. Além disso, essa abordagem contribui para a redução da fadiga e do cansaço visual associados a esse tipo de serviço.
  • Permite que um único operador monitore mais de 200 câmeras com total atenção, reduzindo o custo de mão de obra.
  • Trata-se de um software, e normalmente não requer mudanças na infraestrutura de monitoramento (são usadas as mesmas câmeras e os mesmos conjuntos NVR/VMS/servidor).
  • Emite alertas em tempo real sobre eventos incomuns para que uma tomada de decisão imediata seja possível.

Além dessas vantagens, a instalação da Icetana é simples e, em menos de 24 horas, o sistema já está operando plenamente, garantindo mais eficiência e agilidade para o seu sistema de segurança por videomonitoramento.

Software de IA da Icetana aplicado em um sistema de segurança com mais de 200 câmeras instaladas.

Aplicações da solução de IA da Icetana no mercado

A solução AI da Icetana pode desempenhar um papel fundamental em diversos mercados, como:

  • portos;
  • aeroportos;
  • shoppings;
  • universidades;
  • bancos;
  • condomínios.

O último item, os condomínios residenciais, trata-se de um local onde o sistema de segurança por videomonitoramento é uma das grandes tendências, para garantir a segurança patrimonial. Por isso, contar com uma solução de IA para otimizar esse sistema se torna essencial.

A CNA Construtora não apenas reconhece a importância, como também a coloca como uma de suas principais prioridades em todos os seus empreendimentos.

Para falar um pouco mais sobre esse assunto, convidamos o engenheiro civil da CNA Construtora, Fábio Kenji, para participar do Macnicast. Ele contou ao Gerente de IoT & IA da Macnica DHW, Fabrício Petrassem, que a CNA não apenas reconhece a importância de soluções como essa, como a consideram uma de suas principais prioridades nos empreendimentos. Clique aqui e confira o episódio completo sobre esse assunto.

Quer saber mais sobre essa tecnologia que já está fazendo a diferença em sistemas de segurança por videomonitoramento, nos mais diversos mercados?Clique aqui e confira informações e conteúdos adicionais sobre o assunto.

Case Icetana: sistema de segurança por videomonitoramento do Shopping Tandeem Malls

“A Icetana nos faz sentir como se houvesse um operador a mais na sala de controle do nosso sistema de segurança por videomonitoramento, chamando nossa atenção para câmeras e imagens que não conseguimos observar o tempo todo.” Esse é o depoimento do Gerente Sênior de Tecnologia do Shopping Tandeem Malls, na Austrália, que utilizou a solução de inteligência artificial da Icetana no seu sistema de videomonitoramento.

A solução de IA da Icetana foi inicialmente implementada para priorizar eventos anormais e possibilitar respostas proativas. No entanto, utilizando os alertas da solução, os resultados foram além da segurança. “Tivemos um impacto positivo no planejamento de capacidade do local e na redução de riscos e aumentamos a eficiência da operação da equipe de segurança”, ressaltou o gerente.

solução de IA da Icetana é plug-in-play, ou seja, você não precisa parar a operação atual para agregar essa inteligência artificial. Além disso, não é necessário mudar o hardware instalado, permitindo que você agregue recursos avançados rapidamente ao seu sistema de segurança por videomonitoramento.

Como você viu, a Icetana tem uma solução de IA diferente de tudo que está disponível hoje no mercado voltado para o sistema de segurança por videomonitoramento. Então, que tal experimentar essa tecnologia no seu ambiente e comprovar tudo que falamos até agora?

Clique aqui, entre em contato com a gente e faça uma prova de conceito (POC) da solução de IA da Icetana no seu sistema de segurança por videomonitoramento.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe