Você está visualizando atualmente Solução AI para monitoramento de indústrias
indústrias

Solução AI para monitoramento de indústrias

Compartilhe

Indústrias, por si só, são ambientes naturalmente complexos e dinâmicos, com uma rotina de eventos difícil de ser descrita. Os ambientes de grandes indústrias potencializam alguns fatores, como a entrada e saída de fornecedores e uma grande circulação de pessoas externas à empresa.

Também é comum que exista uma grande quantidade de diferentes tipos de veículos entrando e saindo pelos portões das indústrias: carros de passeio, utilitários, vans, ônibus, empilhadeiras, tratores, caminhões e AGVs, por exemplo, são comuns em uma mesma área industrial. Por vezes, eles compartilham as mesmas vias internas entre si e com as pessoas do local.

A extensão desses locais também é um desafio, podendo ter um perímetro de dezenas de quilômetros e múltiplos portões de entrada e saída. Todos esses fatores tornam mais complexo o desafio de monitorar a segurança das indústrias.


Segurança privada para monitoramento das indústrias

A contratação de uma empresa de segurança privada especializada para, dentre outros serviços, monitorar o ambiente das indústrias por meio de vídeo é muito importante. São centenas – e, em alguns casos, milhares – de câmeras operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, procurando garantir a segurança de cada área da empresa.

No entanto, a dimensão desses sistemas de monitoramento implica principalmente em:

  • alto custo de operação: um operador a cada turno monitorando uma dezena de câmeras;
  • baixa eficiência: para monitorar todas as telas são necessários vários operadores;
  • baixa eficácia: com tanta informação disponível visualmente ao mesmo tempo, se torna difícil identificar quando, de fato, algo importante ocorre;
  • alto tempo de resposta: com o tempo gasto para identificar o evento, há a demora em atuar na sua resolução.

Como, então, podem ser resolvidas essas questões para otimizar o monitoramento das indústrias  e facilitar o trabalho dos profissionais de segurança? Com solução AI, ou seja, sistemas de Inteligência Artificial.

Inteligência artificial para otimizar a segurança de grandes indústrias

Os sistemas de Inteligência Artificial podem otimizar o processo de monitoramento ao realizar a filtragem dos eventos comuns e notificar ao operador somente os eventos extraordinários. Um ótimo exemplo é a solução AI da Icetana, trazida ao Brasil com exclusividade pela Macnica DHW.

Essa solução permite a identificação de eventos incomuns de forma automática e em tempo real. Assim, apenas os eventos que podem colocar em risco a saúde e a segurança das pessoas e do ambiente são notificados ao operador.

Real time LiveWall da Icetana: dashboard para monitoramento em tempo real.

 

O funcionamento da solução AI da Icetana tem como base um aprendizado constante da rotina de cada espaço da indústria monitorado pelas câmeras. Ao identificar algo fora do comum, é gerado um alerta para o operador.

Como apenas as imagens relevantes – cerca de 2% do total – são mostradas pelo sistema, um único operador é capaz de monitorar até 300 câmeras. Com isso, a probabilidade de identificar uma ocorrência e atuar na sua resolução aumenta significativamente.

Ainda por meio dos recursos que a plataforma Icetana disponibiliza, também é possível que o operador crie “rótulos” para identificar eventos importantes que ocorreram sob sua supervisão e ainda revisar mais de 24 horas de vídeo em poucos minutos por meio dos destaques gerados pela própria plataforma.

 

Revisão de eventos destacados na plataforma Icetana.

A solução de Inteligência Artificial da Icetana pode identificar:

    • pessoas, máquinas ou objetos em ambientes restritos;

    • movimento de pessoas ou veículos;

    • focos de incêndio ou fumaça localizada;

    • veículos em circulação fora do padrão, como contramão, de ré ou estacionados irregularmente;

    • pichações;

    • violação de muros ou cercas;

    • brigas ou agressões;

    • pedestres correndo;

    • movimentação de um número maior do que o comum de pessoas;

    • uso ou não uso de determinados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou de identificação, como coletes.

Uma das principais vantagens da solução Icetana é a possibilidade de uso de todo o sistema de monitoramento existente, instalando as licenças da plataforma no servidor que concentra as imagens das câmeras. Dessa forma, é possível realizar o monitoramento de diversas plantas e unidades fabris em um único lugar, dentro ou fora da empresa, pois, apesar do processamento das imagens pela Inteligência Artificial ocorrer de forma local, o dashboard de monitoramento está na nuvem.

Quer saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para a segurança de ambientes industriais ou tecnologias para Indústria 4.0 baseadas em IoT e Inteligência Artificial? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.