No momento, você está visualizando Processadores Rockchip: Inovação e Aplicações
Processadores Rockchip

Processadores Rockchip: Inovação e Aplicações

Compartilhe

No cenário atual, onde a conectividade e a digitalização permeiam todos os aspectos de nossa vida, os dispositivos eletrônicos desempenham um papel vital em nossa interação com o mundo ao nosso redor. Por trás desses dispositivos, existe uma tecnologia essencial e invisível que os torna cada vez mais eficientes: os processadores.

Neste universo de processadores, a Rockchip emerge como uma figura proeminente na indústria de semicondutores. Com sede na China, a Rockchip tem sido uma força motriz na inovação de processadores SoC (System on Chip). Esses processadores SoC lideram a revolução tecnológica que está transformando o cenário comercial e industrial.

Ao explorarmos os processadores da Rockchip, encontramos uma gama de possibilidades. Afinal, esta empresa é responsável por fornecer o cérebro por trás de uma variedade de dispositivos do dia a dia que usamos, desde tablets e dispositivos de TV Android até painéis de controle de automação residencial.

Esses processadores RV1106 e RV1103 da Rockchip representam o ápice da inovação, projetados para atender às demandas exigentes de aplicações de visão de máquina, fechaduras eletrônicas, soluções automotivas, gateways, IHM – Interface Homem-Máquina e controladores, entre outras. Com características impressionantes, como o suporte ao Kernel Linux 5.4, USB OTG e Host e longevidade de 10 anos, esses processadores capacitam uma variedade de aplicações em ambientes comerciais e industriais.

Os processadores da Rockchip atendem a diversas aplicações, como produtos de grandes marcas de TV box, tablets e placas processadoras prontas como a iEi. [Fonte: Rockchip]

Características dos processadores RV1106/RV1103

A Rockchip possui uma linha completa de processadores para aplicações de Internet das Coisas, (IoT), incluindo os novos processadores RV1106 e RV1103, otimizados para aplicações de visão de máquina, fechadura eletrônica, soluções automotivas, gateways, IHM – Interface homem-máquina, controladores, entre outras.

Sobre os processadores RV1103 e RV1106 da Rockchip:

  • Processador Single core ARM Cortex-A7 de 32 bits, integrando NEON e FPU
  • Memória DDR2 ou DDR3 integrada (512MB até 1GB)
  • Longevidade 10 anos (até 2032)
  • Suporta Kernel Linux 5.4
  • Encapsulamento QFN128 ou QFN88
  • USB OTG e Host
  • ETH 10/100 com PHY integrado
  • NPU integrado suportando operação híbrida INT4/INT8/INT16 com poder de computação de até 0,5TOPs.
  • Compatibilidade com diversos modelos de rede neural baseados em estruturas como TensorFlow/MXNet/PyTorch/Caffe.

Aplicações dos processadores Rockchip

Visão de máquina

Para os produtos eletrônicos equipados com a solução de visão de máquina da nova geração de processadores RV1106/ RV1103, a Rockchip oferece: estabilização do primeiro frame em menos de 200 ms, suporte para HDR e consumo de energia ultrabaixo.

Fechadura inteligente

Outra aplicação dos processadores RV1106/RV1103 é na automação residencial, como as fechaduras inteligentes (smart door lock), que têm como características:

  • Suporta até 3 câmeras, com algoritmo de reconhecimento facial
  • Rápida inicialização e captura a primeira foto em 200ms
  • Baixo consumo de energia
  • Gerenciamento de energia do MCU

Assista ao vídeo explicativo abaixo:

Além disso, estes processadores são utilizados em aplicações automotivas, como CVR oculto, Cartão DVR, DVR especial e espelho retrovisor eletrônico e outros produtos.

Conheça outros processadores Rockchip aqui

Além destas aplicações, os processadores da Rockchip atendem a diversos mercados, como:

  • aplicações de visão de máquina;
  • automação residencial;
  • eletrônica automotiva;
  • eletrônicos de consumo;
  • automação comercial;
  • dispositivos inteligentes;
  • aplicações industriais.

Geralmente os processadores da Rockchip são usados em dispositivos que executam um sistema operacional ou que requerem processadores eficientes em termos de energia para tarefas específicas.

Entretanto, lembre-se de que a presença de um processador Rockchip não é a única consideração ao escolher um dispositivo, pois outros fatores como, memória, capacidade de armazenamento, conectividade e desempenho geral, também são importantes para a experiência do usuário.

Se você está desenvolvendo o seu projeto e precisa da opinião de um especialista na escolha dos melhores componentes eletrônicos para o seu projeto, entre em contato conosco!

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.