Você está visualizando atualmente Invista em tecnologia para o campo
tecnologia para o campo

Invista em tecnologia para o campo

Compartilhe

Com a tecnologia cada vez mais presente no campo, muitos recursos foram disponibilizados, promovendo mais eficiência e produtividade para a agricultura. São computadores de bordo para máquinas agrícolas, aplicativos de identificação de doenças, enfim, atualmente encontramos tecnologia para o campo em todas as etapas da produção.

As possibilidades aumentam a cada dia, e sempre buscam oferecer otimização de recursos, redução de perdas e melhorar a eficiência. Desta forma, o produtor deixa de contar apenas com a sorte e olha para o campo com uma visão empresarial. E é neste ponto que a Macnica DHW pode ajudar e muito no agronegócio. A empresa conta com tecnologias disruptivas e inéditas no Brasil, como a BrainTech da InnerEye.

Trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW, a tecnologia da InnerEye acelera o processo de treinamento de redes AI em até 10 vezes.

Além disso, a tecnologia BrainTech é exatamente a junção da Inteligência Artificial (AI) com o Cérebro Humano. Ou seja, utilizam-se nuances do cérebro para fazer o refinamento da rede neural de Inteligência Artificial. Desta forma, o julgamento da rede se torna mais assertivo e deixa a etapa de treinamento da rede AI até 10x mais rápido.

Embrapa em parceria com a Macnica DHW e a InnerEye já está utilizando a tecnologia BrainTech em testes com identificação de doenças em folhas de soja.

Tecnologia BrainTech para a Agricultura 4.0

Assim como a Embrapa viu um grande potencial na tecnologia da InnerEye para identificação de doenças em soja, essa tecnologia pode ser utilizada para outros tipos de plantas. Como, por exemplo, detectar doenças em plantações de milho, café, pêssego, fumo, tomates e pimentão.

Cabe destacar que a etapa da prova de conceito do projeto mostrou que os modelos gerados a partir dos eletroencefalogramas dos especialistas da Embrapa são capazes de lidar bem com imagens, permitindo treinar a rede neural AI na identificação de plantas doentes. “A junção das imagens rotuladas – doente/saudável – com os sinais cerebrais dos especialistas resultou na melhora do desempenho do modelo, indicando a viabilidade do uso da AI”, destacou o Pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Jayme Barbedo. 

Saiba mais sobre o projeto com a Embrapa aqui.

Entretanto, as soluções de AI podem ser utilizadas em outras etapas da produção agrícola, como a detecção de maturação das frutas e legumes, os níveis de qualidade do produto que chegam na fábrica, entre outras, afinal o céu é o limite quando se fala de Inteligência Artificial.

Em todas as situações onde se faz necessário classificar produtos, a solução BrainTech da InnerEye é uma grande aliada, pois acelera o processo de forma confiável.

 

Tecnologia BrainTech = Rede IA + Inteligência Humana.

Como funciona a tecnologia BrainTech?

Como mostra a imagem acima, a interação com o cérebro humano feita pela tecnologia BrainTech da InnerEye se dá pelo uso do capacete sensor conectado ao computador.

Este capacete possui diversos sensores de EEG (eletroencefalograma) que lê os sinais neurais do cérebro aos estímulos visuais.

Essa abordagem traz ainda mais agilidade para a etapa de rotulagem ou labeling dos dados de entrada. Lembrando que esta etapa de classificação e rotulagem dos dados costuma ser a etapa mais morosa do processo de treinamento da rede AI. Isso acontece porque é necessário muitos dados para o treinamento da rede, da ordem de milhares de imagens, por exemplo, e ainda mais tempo para fazer a correta rotulagem destes dados.

Desta forma, para o processo de rotulagem, várias imagens passam no monitor e o especialista apenas responde ao estímulo mentalmente. Assim, é possível rotular até 4 imagens por segundo, como mostra este vídeo de demonstração.

 

Portanto, fica muito mais fácil e rápido treinar uma rede AI com dados diretamente do cérebro dos especialistas, sejam eles, engenheiros agrônomos, médicos, seguranças, entre tantos outros.

Mais uma vez a tecnologia está a serviço da inovação nos mais variados mercados, e assim colaborando com a Agricultura 4.0.

E falando em tecnologia para o campo, não deixe de ver os nossos episódios do MacniCast que falam sobre o Projeto em desenvolvimento com a Embrapa e sobre a Tecnologia BrainTech da InnerEye.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no desenvolvimento de redes de Inteligência Artificial de forma rápida e eficiente.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.