Você está visualizando atualmente Agronegócio conta com soluções IoT para silos de grãos
Agronegócio

Agronegócio conta com soluções IoT para silos de grãos

Compartilhe

O agronegócio está cada vez mais tecnológico, a cada dia vemos mais soluções IoT e IA sendo utilizadas para melhorar o processo de produção, automatizar atividades, facilitar a vida do produtor rural e aumentar a produção.

Uma das atividades do agronegócio é a produção de grãos e como não seria diferente, a tecnologia se faz presente em todas etapas da produção. Desde a plantação até a colheita vemos a utilização de máquinas agrícolas com computadores de bordo, de drones e sensores para aplicação na agricultura de precisão, no monitoramento e visualização da lavoura.

E como já era esperado, as soluções IoT também estão presentes na pós colheita dos grãos, principalmente no armazenamento dos grãos, onde as soluções IoT monitoram o nível de grãos, a temperatura, a umidade e a luminosidade dentro dos silos.

Essa automatização reduz o tempo de monitoramento que até então era manual, feita com inspeção visual dos colaboradores. Além disso, esse sistema de monitoramento dos silos com soluções IoT traz outros benefícios como:

  • otimizar o controle da produção
  • aumentar a precisão na coleta de informações
  • proporcionar segurança aos colaboradores
Monitoramento dos silos de grãos com soluções IoT geram mais produtividade.

Por isso, instalar as soluções IoT com sensores e conectividade nos silos é uma ótima opção para ter visibilidade em tempo real da produção. E a Macnica DHW possui as melhores opções de tecnologia para desenvolver a solução IoT perfeita para o seu ambiente.

Sem contar que a Macnica possui um time de engenheiros que pode desenvolver toda a solução e dar suporte em todas as tecnologias do nosso portfólio.

Na era da Indústria 4.0, podemos destacar outro ponto importante da automatização no agronegócio que é o impacto na produção, já que será possível monitorar em tempo real o nível de grãos nos silos, uma informação muito valiosa para o planejamento da produção.

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar as soluções IoT no monitoramento dos silos, veja as tecnologias que vão lhe proporcionar todos estes benefícios.

Soluções IoT para monitoramento dos silos de grãos

As principais informações sobre os silos são o nível de grãos e as condições internas do silo, como a temperatura e a umidade. Por isso, a solução IoT deve conter sensores para monitorar essas variáveis do processo.

Além disso, um dos princípios das soluções IoT é proporcionar visibilidade em tempo real do processo, ou seja, a solução IoT precisa de conectividade, seja ela Wi-Fi, Bluetooth, LoRa ou Celular.

Após a medição feita pelos sensores, todas estas informações devem ser processadas e mostradas no monitor de forma clara e prática, e isso pode ser feito na nuvem com softwares que coletam dados locais (sensores das soluções IoT) e dados globais, como condições climáticas, câmeras públicas, dados de trânsito, entre outros, além disso, sincronizam tudo em tempo real.

São muitas tecnologias que juntas entregam informação de alto valor para o gestor e a Macnica DHW tem um time capacitado para fazer essa integração e entregar uma solução completa para gerar mais produção e lucratividade para a sua empresa.

Entre em contato conosco para saber mais sobre cada tecnologia apresentada e como o nosso time pode desenvolver a solução IoT perfeita para a sua empresa do agronegócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.