Você está visualizando atualmente Fontes de alimentação seguras para aeronáutica
fonte de alimentação

Fontes de alimentação seguras para aeronáutica

Compartilhe

Sabe por que o avião é um dos meios de transporte mais seguros? Porque as normas de segurança do setor aeronáutico são muito rigorosas e se aplicam também para sistemas menores do avião, como uma fonte de alimentação, por exemplo.

Devido a todas essas exigências, recentemente vimos que a implementação da rede 5G nos Estados Unidos pode inviabilizar o uso de muitos aviões, chegando a interromper até 4% dos voos diários do país.

Isso está acontecendo porque a frequência da banda C, que é uma banda da rede 5G de médio alcance, opera numa frequência muito próxima a frequência de trabalho dos altímetros, um equipamento que mede a distância do avião ao solo, utilizado para facilitar pousos totalmente automatizados.

Assim, não é difícil imaginar como são rigorosas as normas e testes para qualquer equipamento que seja utilizado em um avião, não é mesmo?

É neste contexto que a Macnica DHW desenvolveu uma série de roteiros de testes de equipamentos eletrônicos de acordo com as normas de segurança da aeronáutica.

Estes roteiros foram validados em fontes de alimentação para aviões, o que acelerou o desenvolvimento e posterior processo de certificação do equipamento, já na versão inicial.

Este projeto foi realizado para a Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), que estruturou um Centro de Excelência em Sistemas e Produtos Aeronáuticos para desenvolver produtos eletrônicos com alta confiabilidade e robustez, que é essencial para o setor aeronáutico.

Desenvolvimento eletrônico aeronáutico

Para acelerar a certificação de produtos aeronáuticos é essencial antecipar os problemas de integração ainda na fase inicial de protótipo.

Sendo assim, o desafio é desenvolver produtos em conformidade com as normas de segurança aeronáuticas, garantindo que o mesmo passe por todos os testes de robustez, confiabilidade e segurança de produtos aeronáuticos, diminuindo a probabilidade de retrabalho do produto em desenvolvimento.

Para tanto, foram criados os roteiros de teste de hardware para aeronáutica e validados no desenvolvimento de fontes de alimentação para aviões.

Com os roteiros foi possível propor melhorias e/ou substituições na fonte de alimentação, o que acelerou o desenvolvimento e certificação da mesma.

Agora com os roteiros, os casos de reengenharia diminuíram muito, e quando ocorrem, demandam menos tempo de trabalho porque os roteiros auxiliam na troca/substituição de componentes de acordo com as normas aeronáuticas.

A expertise da Macnica DHW em desenvolver produtos com alta confiabilidade, segurança e robustez pode levar o seu produto muito mais rápido para o mercado, seja um produto para o setor da aeronáutica, industrial, comercial, IoT, entre outros.

Veja mais detalhes do case aqui.

5G no Brasil

No Brasil foi confirmado recentemente que a Anatel e Embraer vão testar se a rede 5G pode atrapalhar a operação dos aviões.

Até o momento, ainda não há data definida para o início do estudo por aqui, o que se sabe, é que as avaliações não devem interferir no cronograma de implementação do 5G previsto para iniciar até o fim do primeiro semestre de 2022.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.