Você está visualizando atualmente Soluções para cidades inteligentes é no Perini City Lab
soluções para cidades inteligentes

Soluções para cidades inteligentes é no Perini City Lab

Compartilhe

Smart Cities com certeza são o futuro para a vida urbana! E o que não pode faltar são soluções para cidades inteligentes, como o monitoramento de vídeo para aumentar a segurança e trazer insights para melhorias nas cidades.

Melhorar a qualidade de vida é um dos principais pontos das cidades inteligentes, e no Brasil já temos algumas cidades trabalhando para isso, como por exemplo em São José dos Campos em SP, que já possui mais de mil câmeras com reconhecimento facial instaladas, um centro de segurança e inteligência, entre outras iniciativas.

São muitas as soluções para cidades inteligentes e para colocar em prática o seu projeto o Perini City Lab é a melhor opção.

Idealizado para ser um Living Lab para soluções em tecnologia para Smart Cities, o Perini City Lab surge como o primeiro one-stop shop do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, dentro do maior parque empresarial da América Latina – o Perini Business Park.

Além disso, a Macnica DHW é a gestora do Perini City Lab, e tem como missão desenvolver e executar as ações para o crescimento do projeto, gerenciando a sua operação e promovendo o engajamento de empresas privadas, governo, academia e sociedade, na busca por um ambiente melhor para morar, trabalhar e viver.

Com esta missão e depois de muito trabalho, em Dezembro/21, foi feito o lançamento da primeira fase do Projeto Smart Street, do Perini City Lab.

Este lançamento ocorreu no evento Summit Cidades, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre gestores de prefeituras municipais, empresas de tecnologia, segurança e transporte/mobilidade.

Legenda: Lançamento do Projeto Smart Street.

Conheça a Smart Street

O projeto está rodando nesse momento com as features de contagem de carros e pessoas, linkadas às câmeras Vivotek que temos na Av. Fábio Perini, enviando dados para a plataforma Gorilla, onde transformamos em dados visuais no Live Earth, fazendo o monitoramento de vídeo do local.

Legenda: Monitoramento de vídeo em tempo real da Smart Street.

Temos ainda, o controle e ajuste de iluminação do mesmo trecho de rua, onde podemos acender e apagar as luminárias, bem como dimeriza-las de acordo com horário (timer), ou iluminação do dia (lux), utilizando os controladores da KDL nas novas luminárias da Wetzel

Todo o sistema é processado por computadores da iEi e os dados são transmitidos através dos módulos da ORing, equipamentos estes que estão instalados nos postes em gabinetes próprios fornecidos pela Wetzel, termicamente isolados por uma solução da Térmica Solutions.

A UDESC está desenvolvendo também um módulo para controle e gerenciamento da temperatura interna destes gabinetes, e a DITEC, uma solução para a leitura de placa e posterior automatização via plataforma de acesso ao parque.

O Projeto ainda segue em desenvolvimento, e temos próximos passos agora em vista, como a adição de outras features, a integração de sensores de temperatura, e integração com bancos de dados externos (como PM e Detran). Estas funcionalidades estão sendo planejadas para serem implantadas em 2022, sendo que o propósito do Projeto é se tornar uma infra-estrutura permanente para que novas tecnologias e features possam ser agregadas ao sistema.

A ideia é que ele se torne um projeto dinâmico, multidisciplinar e dentro do conceito de inovação aberta, proporcionando a geração de mais dados que permitirão análises sobre fluxo e perfil predominante de público, avaliar tendências de comportamento de pessoas e veículos, traçar estudos de dimensionamento de tráfego, identificar áreas de risco e outras informações de gestão de segurança e mobilidade urbana do local, ressalta Fabricio Petrassem Sousa, gerente de IoT da Macnica DHW.

Desde que foi lançado, em 2019, o Perini City Lab serviu como laboratório de testes para 11 projetos, em verticais como saúde (Ágora Health, que inclui farmácia-conceito e clínica oftalmológica inteligente), mobilidade (parceria com o Waze Carpool e validação dos veículos elétricos compartilhados da startup GoMoov), sustentabilidade (gestão de resíduos), entre outras. 

A Smart Street é um projeto do Perini City Lab, idealizado pelo Ágora Tech Park, em conjunto com a Macnica DHW (que faz a gestão comercial e operacional) e com o Perini Business Park.

Entre em contato conosco para saber como a sua solução para cidades inteligentes pode ser testada no Perini City Lab.

Leia também:

NSC:

Baguete:

SC Inova:

Macnica:

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.