Você está visualizando atualmente Sistema de monitoramento que identifica e prevê falhas de operação das máquinas

Sistema de monitoramento que identifica e prevê falhas de operação das máquinas

Compartilhe

A AQTech e a Macnica DHW desenvolveram juntas um sistema de monitoramento capaz de identificar e antever possíveis falhas de operação em equipamentos, permitindo a realização de manutenções preventivas.

Com tecnologia nacional baseado em uma rede de sensores de temperatura e de vibração ou corrente elétrica, o projeto foi idealizado pela Jordão Energia, com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, no âmbito do Programa de P&D regulado pela ANEEL.

O produto já foi testado e está sendo utilizado de maneira satisfatória na usina termelétrica da EDF Norte Fluminense, em Macaé.

A Jordão Energia foi fundada em 1998, e durante toda a sua trajetória primou pela excelência no desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica, execução de Estudos Elétricos e projetos de Eficiência Energética.

A Jordão Energia investe fortemente na capacitação profissional e no fortalecimento de parcerias estratégicas para desenvolvimento de projetos, produtos e novos negócios.

A AQTech é uma empresa de base tecnológica que desenvolve soluções de monitoramento e diagnóstico para o mercado de energia elétrica.

Report-fi em campo.

Resumo:

É de extrema importância evitar paradas não programadas em ambientes industriais, como por exemplo, usinas de geração de energia elétrica, e, para isso, medidas de manutenção preditiva devem ser adotadas.

O melhor planejamento da manutenção das máquinas é aquele baseado no estado do equipamento, ter uma visão geral da planta em tempo real é imprescindível.

O Report-fi associa dispositivos com sensores robustos que são instalados nas máquinas, e tecnologia IoT Industrial (IIoT), que levam os dados da planta até a tela do operador.

Problemas:

  • Monitorar o estado de máquinas da indústria em geral;
  • Minimizar as paradas programadas nas usinas, destinadas a manutenção preventiva;
  • Evitar o alto custo de instalação de sistemas cabeados de monitoramento dentro de ambientes industriais, especialmente quando é considerado o elevado custo das normas aplicadas neste tipo de ambiente.

Desafios:

  • Desenvolver um sistema robusto que monitore o estado das máquinas
  • Operar através de comunicação wireless
  • Operar em ambientes hostis, como usinas de geração de energia, nas quais observa-se a ocorrência de ambiente agressivo quanto a temperatura, umidade, incidência solar direta e corrosão

Realização:

A Macnica DHW, em parceria com a AQTech e Jordão Energia, desenvolveu o sistema de monitoramento do estado das máquinas secundárias utilizando tecnologia IoT Industrial. O sistema é formado por dispositivos edge, denominados “Multisensor”, e por um dispositivo roteador, denominado “Gateway”.

Cada Multisensor é alimentado por bateria e pode ser configurado em hardware para operar como um sensor de corrente, de vibração e temperatura ou como um repetidor.

O processamento no Multisensor foi realizado utilizando um processador ARM Cortex-M ultra-low-power, associando alto desempenho e alta taxa de amostragem (1.8 MSPS) com baixo consumo. Cada Multisensor coleta os dados, faz o tratamento (FFT do sinal) e envia o resultado via rede wireless utilizando a tecnologia SmartMesh ®, que otimiza a transmissão dos dados entre os dispositivos Multisensor e o Gateway.

Por fim, o Gateway foi desenvolvido para receber os dados de cada Multisensor, processar e enviar os dados à um banco de dados. O processamento no Gateway foi realizado utilizando tecnologia FPGA (SoM Borax), deixando o pacote de dados a ser enviado menor e rico de informações.

Resultados:

            Os primeiros protótipos da solução foram fabricados e as funcionalidades requeridas foram aprovadas em teste em laboratório e depois em campo pela AQTech e Jordão Energia.

A versatilidade da placa Multisensor desenvolvida, diminui o custo de produção do sistema, pois a mesma solução de hardware pode atender a diversas necessidades de monitoramento presentes nas usinas.

            O sistema desenvolvido minimiza a necessidade de monitoramento manual das máquinas, bem como, os erros humanos e riscos de acidente associados a este processo manual.

Além disso, o Report-fi traz uma visão do estado dos equipamentos da planta em tempo real, o que é imprescindível para a implementação da manutenção preditiva em usinas geradoras de energia.

 Report-fi em teste.

Pontos fortes da Macnica:

  • Know-how em desenvolvimento de hardware e software de dispositivos IoT de baixíssimo consumo de energia.
  • Profundo conhecimento sobre as linhas que compõem o portifólio.
  • Excelente relacionamento com os fabricantes, o que possibilita desenvolver soluções de forma rápida e eficiente.

Depoimento:

            “A AQTech se envolveu no projeto na etapa de industrialização da plataforma de monitoramento sem fio, com vistas a produção.

A Macnica teve papel fundamental nesse processo, apresentando e sugerindo componentes e soluções robustas que foram adotadas no projeto.

Vale destacar a tecnologia de rede mesh industrial SmartMesh e a plataforma SoC Borax, que trouxeram robustez e escalabilidade para solução.

O produto desenvolvido passou por diversos testes em laboratório e em campo, passando inclusive pelo processo de certificação ANATEL, estando apto para ser comercializado.”

Tiago Kaoru Matsuo – Diretor Técnico da AQTech

Quer saber mais sobre este projeto e como podemos desenvolver em parceria entre em contato conosco.

Leia também:

WEG – Comunicação entre inversores via fibra óptica

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.