Você está visualizando atualmente Cansado de rodar pela cidade a procura de uma vaga para o seu carro?

Cansado de rodar pela cidade a procura de uma vaga para o seu carro?

Compartilhe

Os estacionamentos inteligentes podem acabar com esse problema! 

Com está solução você irá direto para um local com vagas, diminuindo o tempo de deslocamento até o seu destino, além de diminuir o estresse que isso pode ocasionar. 

Um sistema que monitore as vagas de carro pode ser implementado utilizando a tecnologia LoRa. Neste sistema um dispositivo sensor monitora o local e envia os dados para a central (ou gateways). A central por sua vez se comunica com o sistema principal e avisa ao usuário sobre o estado das vagas, seja por website, por aplicativo mobile ou até mesmo por display outdoor.

Como a transmissão de dados utilizando o protocolo LoRaWAN tem baixo consumo de energia, as baterias podem durar mais de 10 anos. Outra vantagem é a possibilidade de atualização remota (OTA – Over-The-Air), o que diminui ainda mais a frequência de manutenção do dispositivo e possibilita sua instalação em locais de difícil acesso.

Como a tecnologia LoRa tem longo alcance, variando de 3 a 15 km, o número de centrais é menor dependendo do local de instalação do sistema.

Essas vantagens da rede LoRa viabilizam outras aplicações IoT que demandam baixo custo e baixo consumo de bateria, com longo alcance de transmissão, como soluções em:

  • Logística;
  • Smart Cities;
  • Agronegócio;
  • Automação Industrial e Comercial;
  • Smart Homes;
  • Smart Meters (eletricidade, gás e água).

As soluções LoRa permitem a criação de redes próprias, os dispositivos edge se comunicam com o gateway/centralda rede LoRa. 

gateway pode ser adquirido separadamente no mercado e pode se comunicar com um servidor proprietário por rede Ethernet/3G, por exemplo. 

Sem a dependência de uma “operadora LoRa”, estas redes podem ser implementadas em locais isolados visando soluções IoT de baixo consumo e transmissão de longas distâncias em áreas remotas, sem cobertura por nenhum outro serviço de dados, como fazendas isoladas ou áreas remotas.  

Semtech, empresa que desenvolveu a tecnologia LoRa, disponibiliza soluções LoRa para comunicação wireless de dispositivos edge de longo alcance com alta imunidade a interferência e baixo consumo de corrente, permitindo a criação de redes locais que possam cobrir áreas internas com muitas barreiras à transmissão de dados, onde outros tipos de rede sem fio não conseguem operar, assim como transmissões externas longas, em locais remotos e de difícil acesso, sendo hoje amplamente utilizadas em redes IoT residenciais, comerciais e prediais, além de aplicações em redes de sensores de segurança, de medição de energia, água e gás, e em soluções para agricultura de precisão, principalmente em áreas remotas.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.