Você está visualizando atualmente Indústria 4.0: aumente a eficiência com a manutenção preditiva
manutenção preditiva

Indústria 4.0: aumente a eficiência com a manutenção preditiva

Compartilhe

A Indústria 4.0 já é uma realidade que veio para melhorar os processos produtivos industriais através da tecnologia. Com iniciativas como a manutenção preditiva e a manutenção baseada em condição (CBM), é possível aumentar o rendimento da linha de produção. Ou seja, além de produzir mais, as empresas também gastam menos com manutenção de emergência, quando uma peça quebra inesperadamente.

Segundo a International Society of Automation (ISA) , estima-se que as fábricas perdem cerca de 8% de sua produtividade com paradas na produção, gerando muito prejuízo, tanto pela produção parada, quanto pelo gasto na manutenção corretiva.

Por isso, investir em formas de monitorar os principais equipamentos da linha de produção é essencial, além de colocar a fábrica a poucos passos da transformação digital.

Isso é possível através do monitoramento em tempo real das principais máquinas da linha produção.

Para tanto, são instalados diversos sensores, como os de vibração, temperatura, tensão e corrente, entre outros. Em seguida, estes dados são enviados para a central/gateway, e ficam prontos para serem avaliados localmente ou serem enviados para a nuvem. E assim, gerar informação rica e insights sobre a “saúde da máquina”.

Com este monitoramento constante é possível identificar falhas em seu estágio inicial e programar uma parada para manutenção. Sem contar que o sistema de manutenção preditiva ou CBM proporciona uma visibilidade das condições da linha de produção em tempo real, o que permite a diminuição do estoque de peças para a manutenção, visto que, a probabilidade de uma parada não programada será minimizada.

Como vimos para chegar ao melhor resultado é necessário, instalar sensores na máquina, coletar e tratar os dados.

Quando se fala no tratamento dos dados, estamos nos referindo a dados que podem ser sigilosos e que requerem tratamento local, sem nenhuma informação sendo enviada para a nuvem. Ou seja, nestes casos é necessário realizar o processamento local, também conhecido como Edge Compunting, este tipo processamento também é muito utilizado quando a quantidade de dados coletada é muito grande, inviabilizando o seu envio para nuvem.

Desta forma, todo o sistema de monitoramento em tempo real para máquinas importantes e sigilosas da produção industrial, como grandes motores, deve ter alto desempenho e ser implementando localmente.

Para você isso parece um grande desafio? Você já está imaginando um grande sistema sendo instalado na sua empresa?

Pois saiba que com a Senspider, você tem tudo isso e muito mais em um produto pequeno e compacto, que praticamente cabe na sua mão!

Senspider: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) ideal para aplicações na Industria 4.0.

Solução para Manutenção Preditiva e CBM

Senspider é a melhor unidade de aquisição de dados analógica da classe, com todas as funcionalidades necessárias para aplicações IoT Industrial (IIoT) e Indústria 4.0, como a manutenção preditiva e a manutenção baseada em condição (CBM – Condition Based Maintenance).

Para a aquisição de dados, a Senspider permite o uso de até 4 cards de interface de sensor para vários tipos de sensores analógicos.

  • Interface para sensores de vibrações de alta velocidade (SSPC1310)
  • Interface para sensores de propósito geral (SSPC1320)
  • Interface pra sensores de temperatura (SSPC1330)

Além disso, a Senspider possui recursos de edge computing (computação de borda) que é capaz de rodar sistemas de inteligência artificial e machine learning (ML). O que faz com que este dispositivo possa processar muitos dados de forma ainda mais inteligente, avaliado tendências e comportamentos das máquinas para gerar insights e alertas quando algo sair do padrão esperado.

Ou seja, a Senspider viabiliza a implementação das iniciativas de manutenção preditiva e manutenção baseada na condição das máquinas mais importantes da linha de produção, como grandes motores.

Desta forma, analisando as características da Senspider, fica claro que ela é um excelente dispositivo para a Indústria 4.0. Ela é compacta, versátil e permite processamento IA na borda, tudo que uma empresa precisa para transformação digital e aumento da eficiência.

Entre em contato conosco e saiba como dar este passo na transformação digital da sua linha de produção!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.